Torres Vedras

Agenda

Lúmbias Grupo Carnavalesco

Série documental: Histórias e Memórias do Carnaval de Torres Vedras

Até 22 de junho 2023 | 21h00

Mais

Evento já ocorrido

Local: Página de Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa 100 anos do Carnaval de Torres Vedras

O oitavo episódio da série documental Histórias e Memórias do Carnaval de Torres Vedras dá a conhecer as Lúmbias Grupo Carnavalesco. A sua origem remonta a uma Queima das Fitas de Coimbra, onde dois amigos pensaram em mascarar-se de estudante universitária no Carnaval de Torres Vedras seguinte.

Em 1998, aquela viria mesmo a ser a primeira máscara do grupo, que se caracteriza pela peruca loira e pela Jurema (galinha de plástico).

No ano em que se celebra o Centenário do Carnaval de Torres Vedras, as Lúmbias assinalaram o seu 25.º aniversário com a inauguração de uma rotunda com o seu nome – onde habitualmente se instalam e preparam o seu almoço na terça-feira de Carnaval.


Atividade Gratuita


Histórias e Memórias do Carnaval de Torres Vedras é a série documental que irá contar a história, as curiosidades e as memórias inesquecíveis de quem faz o Carnaval de Torres Vedras.

Um olhar sobre os bastidores de seis dias de folia que promete mostrar o outro lado de Reis, associações carnavalescas, grupos de mascarados, carros espontâneos, cavalinhos, zés-pereiras, cabeçudos, matrafonas e tantos outros que marcam o passado e o presente deste Carnaval.

A série será publicada nas páginas de Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Torres Vedras entre março de 2023 e fevereiro de 2024.

Última atualização: 03.05.2023 - 09:30 horas
voltar ao topo ↑