Agenda
Conversas com Pais
Birras: como deverão os pais reagir?
Até 19 de abril
|
21h30
Evento já ocorrido
Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
A temática aborda dois temas cruciais da psicologia infantil e da parentalidade: as birras e os castigos!
Sob o tema das birras discutiremos a sua natureza e caracterização, destacando os processos emocionais e mentais envolvidos nas crianças e nos pais; abordaremos de forma transversal as questões motivacionais, as competências ao momento, as dificuldades sentidas, a perda do controlo, a frustração, a revolta e a desistência, assim como a elaboração de hipóteses e estratégias para o debelar da problemática.
Os castigos, por vezes como consequência das birras, assumem um papel preponderante no senso de validação e reconhecimento das necessidades das crianças. Discutir-se-á a função dos castigos e dos seus efeitos (imediatos e a longo prazo) no próprio e na relação emocional entre pais e filhos daqui decorrente.
Considerar-se-á igualmente a postura das figuras parentais como modelos que podem propiciar dinâmicas, regras e limites para o atenuar destes fenómenos e não deixaremos de nos interrogar sobre a necessidade para a consciencialização das implicações de todas estas manifestações.
Deixamos as seguintes questões:
- Serão os pais os principais promotores das birras nos filhos?
- Como é que a abordagem dos pais perante as birras potencia o comportamento no momento?
Oradoras: Pedro Pina, Psicólogo clínico e da saúde
Pedro Pina é psicólogo com especialização em psicologia clínica e da saúde e mestrado em psicoterapia cognitivo-comportamental e integrativa.
O estudo do comportamento humano sempre fez parte da sua jornada profissional, com especial destaque para as áreas da família, parentalidade, conjugalidade e do autismo.
As intricadas dinâmicas familiares e o desenvolvimento das crianças, adolescentes e dos jovens sempre o fascinaram e impulsionaram-no para a busca ativa de estratégias para enfrentar os desafios e dificuldades encontrados tanto nas esferas familiares como nas relacionais/sociais.
Como profissional da saúde e pai, traz abordagens e perspetivas personalizadas e diretivas para o seu trabalho. É na dimensão da parentalidade que, com a sua experiência e conhecimentos profissionais, lhe permitem oferecer abordagens muito direcionadas, contribuindo assim para a promoção de ambientes familiares saudáveis através da capacitação eficaz dos próprios pais.
A missão de explorar e compartilhar conhecimentos com aqueles que vivenciam dificuldades em todos estes sistemas é o que o impele para este papel comunitário.
Moderador: Sílvia Romão, educadora de infância
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):