Torres Vedras

Agenda

Oficina de Atuação e Dramaturgia em Teatro Épico: Cenas do Verão Quente de 1975

O Teatrão + Cia do Latão

13 de julho de 2024 | sábado | 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00

Formação Crédito: João Maria

Local: Estufa - Plataforma Cultural
Destinatários: profissionais, estudantes, amadores, interessados e curiosos, que podem participar como ouvintes, pesquisadores, intérpretes e/ou criadores.
Classificação etária: M/14 anos

Em julho de 2024, o pesquisador, dramaturgo e encenador Sérgio de Carvalho coordenará um seminário de pesquisa artística sobre a teatralidade da revolução, a partir do exemplo português mas não só, com três módulos paralelos (encenação, dramaturgia e interpretação), com vista a criação de objectos cénicos experimentais, desde ações de rua a espetáculos, objectos cuja forma será determinada ao longo do processo. 

Formadores: Sérgio de Carvalho e Helena Albergaria, da Companhia do Latão (São Paulo)

O Teatrão é, desde 1994, uma companhia profissional de teatro, com a missão de aproximar a arte teatral das comunidades e territórios, promovendo a igualdade de acesso às suas atividades por todos os públicos, através de práticas inclusivas, fruto da sua posição política sobre o papel da arte e cultura no desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades.
A Companhia do Latão é um grupo teatral de São Paulo, Brasil, fundado em 1996. Seu trabalho é uma referência para o teatro do Brasil no que se refere à conjugação de pesquisa estética avançada e politização da cena, com reconhecimento internacional por sua contribuição no campo do teatro épico-dialético. Entre os muitos espetáculos do grupo estão as O Nome do Sujeito (1998), A Comédia do Trabalho (2000), Ópera dos Vivos (2010), O Pão e a Pedra (2016) e Lugar Nenhum (2019), todas escritos por Sérgio de Carvalho e publicados em livro. 
 
 
 
Sérgio de Carvalho
O dramaturgo e diretor - que é também professor na Universidade de São Paulo - já realizou conferências e cursos em instituições como a Brecht Haus e Akademie der Kunst, de Berlim, Universidade de Frankfurt, Teatro São Luiz de Portugal, além de centros culturais de outras cidades da Alemanha, Espanha, Grécia e Argentina. Entre 2022 e 2023 a Companhia do Latão se apresentou em Portugal, Cuba e Venezuela, foi homenageada pelo seu contributo à divulgação do teatro latinoamericano, através do prêmio El Gallo de La Habana, concedido pela Casa de Las Américas.
 
Coprodução: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery | Teatro-Cine de Torres Vedras | Teatro Sá da Bandeira | Teatro Stephens

Apoio à realização: Estufa - Plataforma Cultural

 
Esta ação é realizada no âmbito da Mostra São Palco 2024. 

 

Info e Inscrições: teatro.cine@cm-tvedras.pt | 261 338 131 


Atividade Gratuita


Lotação: 15

Última atualização: 13.06.2024 - 16:18 horas
voltar ao topo ↑