3.ª edição do Fórum Turismo com foco na Saúde, Inovação e Geoturismo
30.09.2025

A 3.ª edição do Fórum Turismo, organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, decorreu na manhã da passada sexta-feira, dia 26 de setembro, no auditório do Edifício Paços do Concelho.
Integrando três painéis temáticos, correspondentes a áreas estratégicas para o futuro do setor do Turismo: “Turismo de Saúde e Bem-Estar”; “Inovação e Comunicação em Turismo”; e “Turismo de Natureza e Geoturismo”, este encontro teve como objetivo reunir profissionais do setor, especialistas e agentes locais para partilha de conhecimentos, debate de ideias e criação de sinergias em torno dos principais desafios e oportunidades do setor.
O Fórum Turismo insere-se do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, tendo a iniciativa decorrido no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo – assinalado anualmente a 27 de setembro.
“Turismo de Saúde e Bem-Estar” foi o tema do painel que abriu a sessão de debates desta terceira edição do fórum, e contou com as intervenções de João Ferreira, gestor do CNS - Santa Cruz Movemente & Nature House e de Caroline Pigat, gerente da ASYO Recovery Center.
Seguiu-se o segundo painel dedicado à “Inovação e Comunicação em Turismo”, que teve as participações de Cristóvão Monteiro, presidente do Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT); de Tiago Pimenta, diretor da Agência de Comunicação Cooprativa, e de Patrícia Araújo, diretora-geral da Biosphere Portugal.
O programa de debates encerrou com um terceiro painel direcionado ao "Turismo de Natureza e Geoturismo", que contou com os seguintes oradores: Ruben Cotrim, sócio-fundador da empresa Sant´Aventura; Nuno Pimentel, coordenador científico do Geoparque Oeste; Sara Fernandes, representante da INature – Turismo de Natureza e Geoturismo, e ainda de Antónia Morais, coordenadora executiva do Geopark Terras de Cavaleiros.
As boas vindas aos participantes ficaram a cargo da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que usou da palavra para contextualizar a realização do Fórum Turismo, destacando que a iniciativa ao longo dos últimos três anos se tem afirmado como um ponto de encontro, de reflexão e planeamento das atividades turísticas e desenvolvimento turístico no concelho de Torres Vedras e na região Oeste.
Laura Rodrigues deu nota que o terceiro painel “Turismo de Natureza e Geoturismo” desta 3.ª edição vai ao encontro do recente anúncio do local escolhido - Torres Vedras, para a realização da 12.ª Conferência Internacional da Rede Global de Geoparques da Unesco, que decorrerá em 2027. Fez igualmente referência a alguns números do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras: das 43 ações previstas, sendo que 17 são muito prioritárias, 33 foram já concluídas, destacando a este propósito, a criação da Rota de Enoturismo de Torres Vedras, sendo que este número corresponde a uma taxa de execução de 79%, revelando o adequado ritmo de implementação desta estratégia; e redução da sazonalidade para 36%, ultrapassando a meta prevista de 32% para 2028. Terminou a sua alocução revelando que o Município pretende ter o Agroturismo como oferta complementar turística no Concelho, pelo que, estão a ser realizados esforços no sentido da criação de sinergias, juntando entidades públicas e privadas. A este propósito referiu a título de exemplo, o lançamento do evento municipal “Raízes – Fórum de Inovação de Gastronomia de Base Vegetal”.
De referir que alavancar a notoriedade de Torres Vedras junto de mercados turísticos estratégicos, aumentar a rentabilidade dos negócios do turismo e mitigar a sazonalidade dos fluxos turísticos no território são alguns dos objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico. Mais informações sobre o relatório de monitorização deste documento podem ser consultadas aqui.