Centro de Atendimento Social Integrado
23.02.2023
O Centro de Atendimento Social Integrado é o serviço da Câmara Municipal de Torres Vedras que garante respostas adequadas às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O serviço presta apoio, orientação e acompanhamento no âmbito de respostas sociais como ação social, educação, emprego, habitação e saúde.
O objetivo passa por prevenir situações de pobreza e exclusão social, assim como fortalecer as redes de suporte familiar e social. Para isso, assenta numa intervenção integrada que contempla o acompanhamento psicossocial dos cidadãos que residem no concelho de Torres Vedras.
Salvo em situações urgentes e inadiáveis, o atendimento decorre por marcação prévia através do e-mail casi@cm-tvedras.pt, do número 261 320 777 ou presencialmente (Rua 9 de Abril, n.º 15B, 2560-301 Torres Vedras), nos dias úteis, entre as 8h30 e as 16h30.
Liliana Cruz | Técnica superior e coordenadora
“É um privilégio coordenar um serviço como o Centro de Atendimento Social Integrado, pela forma integrada e multissetorial com que intervém junto das famílias em situação de maior vulnerabilidade. Um atendimento com caráter de proximidade, de fácil acesso, permite intervir de forma célere e eficaz nos problemas identificados, contribuindo para a melhoria da condição de vida de muitas famílias e para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva”.
Lindo Cambão | Rececionista e mediador
“Sou o intermediário entre as Técnicas de Gestão de Processos e os munícipes que se dirigem ao espaço. Faço atendimento telefónico, presto esclarecimentos e colaboro com o apoio administrativo, fazendo a gestão das rendas do Programa de Apoio ao Arrendamento e organizando processos. Sempre que necessário, faço mediação intercultural e apoio as técnicas nos atendimentos e nas visitas domiciliárias.”
Joana Silva | Técnica superior
“Atualmente, integro a equipa direcionada para os programas de Habitação do município e sou a técnica responsável pelo programa Abem: Rede Solidária do Medicamento. Considero que a área social exige muita sensibilidade, resistência e resiliência por parte dos técnicos, cujo meu principal foco tende a ser o empoderamento do público-alvo.”
Marisa Anastácio | Técnica superior
“Sou Técnica Gestora de Processos de Ação Social. Considero que temos conseguido desenvolver ferramentas que se revelam essenciais para dar a resposta necessária às famílias que nos procuram, seja através da rede social existente e em funcionamento no nosso território ou através de apoios diretos do município. É um trabalho que implica espirito de missão e grande capacidade empática.”
Raquel Sarreira | Técnica superior
“Este contacto de proximidade com as famílias dá-nos acesso a uma maior consciência das dificuldades sentidas, permitindo a criação de respostas mais adequadas à especificidade de cada situação. A relação de confiança estabelecida, baseada na partilha de dificuldades, permite a desconstrução de crenças e estereótipos, muitas vezes limitadoras de mudança.”