Contrato de financiamento para a reabilitação da capela da Zibreira foi assinado

09.12.2022

Imagem da homologação do contrato

Um importante passo para a reabilitação da Capela da Madre Deus, situada na Zibreira, foi dado no dia 5 de dezembro.

Neste dia foi assinado um contrato de financiamento que garante um montante de 44.555,89€ para essa intervenção, o qual decorre de uma candidatura efetuada ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva (Subprograma 2) pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira. Esse contrato envolve esta entidade, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que estiveram representados no ato de assinatura do mesmo pelo padre Thiago Leite, Sónia Ramalhinho e Joaquim Sardinha, respetivamente. Refira-se também que esse contrato de financiamento foi homologado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, o torriense Carlos Miguel.

A capela da Madre Deus da Zibreira é um templo católico de final do século XVIII que, primitivamente, pertenceu a uma quinta. De assinalável beleza, apresenta uma estética interior característica da época do reinado de D. Maria I. A sua reabilitação representa um investimento estimado de cerca de 90 mil euros, sendo que essa intervenção consistirá na reabilitação de paredes, do telhado e de vãos, na pintura de paredes exteriores, na substituição do pavimento interior e na reparação da instalação elétrica existente (o que incluirá a instalação de pontos de iluminação led).

Na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para a reabilitação da capela da Zibreira, que se realizou no interior da mesma, esteve presente a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que aproveitou o momento para elogiar a comunidade local pelo seu empenho na recuperação desse seu espaço religioso. Na ocasião Laura Rodrigues garantiu o apoio da Câmara Municipal para a concretização da obra.

Anteriormente usara da palavra o presidente da Junta da Freguesia da União das Freguesias da Carvoeira e Carmões, Nuno Pinto, que frisou a importância da concertação de esforços entre a população e as autoridades locais e centrais para a execução de projetos. Nuno Pinto referiu ainda que é intenção da autarquia a que preside continuar a valorizar o património do respetivo território, estando nesse âmbito previsto, por exemplo, a recuperação do edifício da antiga Igreja do Espírito Santo (situada na Carvoeira) para a criação no mesmo de um espaço dedicado ao enoturismo.

Já o padre Thiago Leite agradeceu na sua alocução o apoio financeiro que acabara de ser prestado, tendo recordado os esforços que têm sido desenvolvidos pela comunidade da Zibreira de há já alguns anos a esta parte para a recuperação do edifício da capela desta localidade.

A terminar a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para a reabilitação da capela da Zibreira usou da palavra o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que sublinhou a importância desse edifício para a respetiva comunidade, o que justifica o investimento da administração central para a recuperação do mesmo.

Última atualização: 12.12.2022 - 12:04 horas