Da Moagem Clemente à Biblioteca Municipal de Torres Vedras
26.06.2024
A Moagem Clemente foi fundada por Manuel do Nascimento Clemente em 1924. As instalações desenvolviam-se por três pisos e constituíam um exemplar do processo de transformação do cereal em farinha conhecido por sistema de moagem, muito difundido na Europa em finais do século XIX.
A presença da Moagem Clemente e da Igreja de Santiago fez com que o atual Largo Justino Freire, fosse apelidado ora de Largo do Clemente, ora de Largo de Santiago.
Na década de 30 do século passado, o edifício foi devastado por um incêndio, mas a Moagem conseguiu recuperar e voltar a laborar, até ao encerramento definitivo em 1990.
O edifício acolheu, mais tarde, o Núcleo de Torres Vedras do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. Após a saída do centro de formação daquele espaço, o edifício ficou devoluto.
Posteriormente foi alvo de uma intervenção de requalificação e a Biblioteca Municipal de Torres Vedras foi transferida para as antigas instalações da Moagem Clemente, em pleno Centro Histórico. O novo espaço foi inaugurado no dia 25 de abril de 2016.
Desde então, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras funciona naquele edifício, dividindo-se por diferentes áreas: sala infantil, sala juvenil, sala de expressão plástica e bebéteca, sala de adultos, sala de periódicos e audiovisuais, sala de exposições, serviços internos, depósito e livraria.