Mercado Municipal de Torres Vedras
20.05.2025

A 17 de janeiro de 1931 foi inaugurado o Mercado Municipal Coberto da então vila de Torres Vedras. Na edição de 18 de janeiro desse ano, A Gazeta de Torres Vedras descrevia assim a entrada em funcionamento: “O novo mercado, cercado exteriormente por grande numero de estabelecimentos, modestos mas higiénicos, entra hoje em franca laboração, tendo-se acabado o espectaculo de se verem pelas ruas lamacentas, expostos à venda, os produtos destinados à alimentação publica.”
Durante 77 anos, o Mercado Municipal de Torres Vedras, mais conhecido por Praça, esteve a laborar naquele edifício. Assegurou o fornecimento de alimentos à população de Torres Vedras e de concelhos vizinhos, enquanto assistia à transformação urbana, económica e social da vila e depois cidade de Torres Vedras.
Em 2008, o edifício foi demolido para dar lugar ao novo Mercado Municipal de Torres Vedras, que abriu portas em 2010.
Composto por três pisos acima do solo e dois pisos subterrâneos destinados a estacionamento, veio melhorar significativamente as condições para operadores e clientes. As bancas e as lojas passaram a funcionar nos pisos zero e um e, no piso dois, foi criado um espaço de restauração com esplanada. Na frente do Mercado Municipal, voltada para a Avenida Tenente Coronel João Luís de Moura, foi criada uma praça, com um espaço de restauração. No centro desta praça, foi instalada a obra Sr. Vinho, da artista Joana Vasconcelos, uma peça em ferro forjado com 5 metros de altura que remete para a ligação de Torres Vedras à vinha e ao vinho.
Ao longo destes anos de funcionamento, o Mercado Municipal de Torres Vedras tem sido alvo de intervenções de melhoria do espaço e passou a contar com uma programação cultural regular, com arraiais, teatros infantis, exposições, workshops, entre outras atividades.
Atualmente, no Mercado Municipal de Torres Vedras é possível encontrar vários produtos alimentares, muitos deles com origem em produções da região, como peixe, carne, legumes, fruta, pão, bolos, enchidos, charcutaria, frutos secos, entre outros. O Mercado é também uma referência no que diz respeito aos petiscos, como bifanas, sandes de cozido e outras iguarias.