Projeto “Digi Inclusion” teve a sua quinta reunião transnacional
24.04.2025

A 5.ª reunião transnacional do projeto europeu URBACT “Digi Inclusion – Não deixar ninguém para trás no mundo digital”, do qual o Município de Torres Vedras é parceiro, teve lugar entre os passados dias 1 e 3 de abril, em Bolonha (Itália).
Recorde-se que este projeto que é liderado pelo Município de Mollet del Vàlles (Espanha) e do qual são também parceiros entidades oriundas da França, Grécia, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Bósnia e Herzegovina, tem como objetivo a promoção da inclusão digital, como elemento impulsionador da transformação de territórios, melhorando a acessibilidade nos territórios abrangidos e alterando a forma de interação com os cidadãos dos mesmos, com vista à redução da exclusão e ao reforço da sua integração.
Na mais recente reunião transnacional do “Digi Inclusion” foi dado especial enfoque aos processos de diagnóstico e mapeamento de dados sobre a inclusão digital nos vários territórios para os quais trabalham as entidades que integram o projeto, tendo sido partilhadas metodologias e resultados recolhidos.
Estando o mesmo numa fase de testagem de ações-piloto que integrarão os planos de ação locais de cada um dos nove parceiros, a reunião foi dedicada à apresentação e discussão dessas ações-piloto.
Assim, na ocasião, o Município apresentou as suas três ações teste, as quais foram construídas em conjunto com os elementos que constituem o Grupo Local URBACT.
A primeira dessas ações consiste no diagnóstico da situação e de mapeamento de necessidades de acesso digital em espaços públicos (equipamentos e acesso à Internet), sendo que a recolha de dados para esse diagnóstico foi efetuada com a colaboração das 13 juntas de freguesia do Concelho. O objetivo da ação foi identificar necessidades e problemas de forma a apoiar o desenvolvimento de estratégias de promoção da inclusão digital e social dos munícipes.
A segunda ação teste do Município no âmbito do “Digi Inclusion” prende-se com a capacitação digital de munícipes com deficiência visual, e inclui a realização de um diagnóstico de necessidades, com a colaboração do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, e prevê a realização de sessões de capacitação que elementos do mesmo farão entre si.
A terceira ação consiste na capacitação digital de seniores, e passa pela realização de um diagnóstico descentralizado e participativo nas várias freguesias do Concelho, seguido da realização de ações de capacitação para a utilização do telemóvel e computador, de forma a facilitar tarefas do dia a dia, tendo já sido iniciadas essas ações para cada uma das referidas tipologias de dispositivo.
O Município esteve representado na 5.ª reunião transnacional do “Digi Inclusion” pela chefe da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal e coordenadora do projeto a nível local, Sílvia Silva, e pela responsável da Unidade de Governação Integrada e Inclusão Social da Câmara Municipal e coordenadora do Grupo Local URBACT, Inês Vaz.
Refira-se ainda que o URBACT insere-se no Programa de Cooperação Territorial Europeu das políticas dos Fundos Estruturais para o período 2021-2027 e tem impulsionado uma mudança em toda a Europa, possibilitando a cooperação e troca de ideias entre cidades, dentro de redes temáticas, permitindo a sua capacitação no desenvolvimento e implementação de projetos integrados e políticas participativas. A vertente central de atividades do programa URBACT IV é composta por redes transnacionais de intercâmbio e aprendizagem.