Torres Vedras acolheu segunda visita de estudo transnacional do projeto “B.Right Spaces”
26.02.2025

O Município de Torres Vedras organizou a segunda visita de estudo transnacional relativa ao projeto “B.Right Spaces”, em parceria com a associação cultural EMERGE e com o apoio da REVES - Rede Europeia de Cidades e Regiões da Economia Social, a qual decorreu entre os passados dias 18 e 20 de fevereiro.
De referir que as visitas de estudo organizadas no âmbito do projeto “B.Right Spaces” têm como foco a aprendizagem da forma como os espaços cívicos são percecionados e utilizados, tentando-se nas mesmas, nomeadamente, verificar se os espaços são organizados de modo a apoiar as necessidades da comunidade, funcionam para promover a inclusão e a participação e contribuem para o envolvimento democrático local.
Esta segunda visita de estudo percorreu os espaços das associações locais que ocupam e dinamizam espaços públicos, tendo a mesma iniciado com uma deslocação aos estúdios do Performact - Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea e Academia Espaço Dança/Associação ILÚ e ainda à EMERGE, tendo esta última encerrado a jornada do primeiro dia com um momento de poesia, com participação de Salomé Abreu e Margarida Neves, vencedoras do Poetry Slam de Torres Vedras 2022 e 2024, respetivamente.
O segundo dia desta atividade iniciou com uma sessão sobre “Espaços Cívicos: A Visão das Instituições Publicas”, que contou com as participações da vereadora de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino e da Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social, Sílvia Silva.
Pela ocasião, Ana Umbelino abordou a visão estratégica que o executivo tem adotado nos últimos anos, para o fomento da participação cidadã e a apropriação do espaço público por todos e todas, transformando os largos, as praças, em verdadeiros fóruns. Ana Umbelino explicou que, para tanto, o município tem apostado na qualificação do espaço público, no apoio às associações e organizações da sociedade civil, através da cedência de espaços, do apoio às rendas, a obras de beneficiação, bem como por via da capacitação e suporte à programação e a projectos de co-criação com as comunidades.
Ana Umbelino fez ainda referência a algumas iniciativas do Município que visam alavancar uma cultura de participação ao longo de ciclo de vida, tais como: Luzes, câmara, acção; conselho das crianças, repórteres da cidadania; jogo do município; orçamento participativo; ideia jovem, entre outros. Para ilustrar a visão do município e os instrumentos de política pública que têm vindo a ser criados, em parceria com os diversos stakeholders, apresentou os seguintes exemplos: Programa “Torres ao Centro”; programa “Encosta” e o "Laboratório do Lugar".
Seguiu-se a apresentação da chefe de Divisão de Desenvolvimento Social, Silvia Silva, na qual a técnica do Município fez o enquadramento do programa “Encosta”.
Ainda durante o período da manhã, foi visitada a associação AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, seguindo-se uma visita à exposição sobre o Carnaval de Torres Vedras, patente no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Do período da tarde fez parte a visita aos projetos “Porta do Bairro” e “Somos Comunidade”, e ainda à Companhia de Teatro com Marionetas - A Bolha.
No terceiro e último dia da atividade, o grupo do “B.Right Spaces” desenvolveu uma sessão de trabalho no ATV – Somos Comunidade, onde refletiu sobre as aprendizagens, relevantes e possíveis de adaptar ao contexto dos seus territórios, adquiridas nos dias anteriores, enaltecendo ainda a importância que o Município tem, na promoção e apoio às associações locais, que criam e dinamizam projetos, para diversos grupos sociais e etários.
Recorde-se que o "B.Right Spaces" desenvolve-se em torno do conceito de "civic spaces" - espaços de diálogo social, de encontro entre diferentes atores, em prol de interesses coletivos e comuns, com o propósito de identificar, analisar, e encontrar estratégias e medidas para que esses espaços sejam promovidos e salvaguardados, reduzindo, igualmente, as desigualdades. O projeto assenta num consórcio liderado pela REVES, tendo como entidades parceiras o Município de Torres Vedras, a Universidade de Bruxelas (Bélgica), a associação Parsec - Ricerca e Interventi Sociali (Itália), o Municipio de Turim (Itália), o Departament d'empresa i coneixement (Espanha), a associação cultural EMERGE (Portugal), Xarxa d'Economia Solidària (Espanha), o Centro di servizio per il volontariato del Lazio (Itália) e a Fundacja inicjatyw spoleczno-ekonomicznych (Polónia).
Barcelona (Espanha) acolherá, de 10 a 12 de junho, a próxima visita de estudo transnacional do "B.Right Spaces", organizada pelo Departament d'empresa i coneixement e Xarxa d'Economia Solidària, com o apoio da REVES.