Vinhos torrienses foram promovidos junto da restauração local
02.04.2025

No âmbito do lançamento da Rota do Enoturismo de Torres Vedras, realizou-se entre 27 de janeiro e 27 de março a primeira edição do Ciclo de Provas de Vinho para a Restauração promovido pela Câmara Municipal.
A iniciativa consistiu na organização de quatro sessões de provas de vinho, as quais reuniram diversos produtores do Concelho em diferentes quintas e adegas: a primeira sessão teve lugar na Quinta da Almiara, que acolheu também a AdegaMãe, a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e o Casal da Carrasqueira; seguiu-se uma sessão na Quinta da Cidadoura, com a presença também da Adega Cooperativa de Dois Portos e da Quinta da Folgorosa; a terceira sessão decorreu na Património Wines, tendo contado também com a participação da Quinta da Casaboa e das Caves Barbosa; por fim, a quarta e última sessão teve lugar na Fonte das Moças (do produtor João Melícias), que recebeu a Quinta da Boa Esperança e a Adega Cooperativa da Carvoeira.
O primeiro Ciclo de Provas de Vinho para a Restauração promovido pela Câmara Municipal constituiu-se como uma oportunidade única para os produtores de vinho do Concelho se unirem e apresentarem à restauração local a diversidade do seu portfólio de vinhos, promovendo-se a valorização dos produtos torrienses e incentivando-se parcerias comerciais. Oito restaurantes aderiram à iniciativa, tendo demonstrado o seu interesse nos vinhos dados a conhecer.
Com a dinamização da mesma, reforçou-se o compromisso de valorização dos vinhos da região de Torres Vedras e do seu papel na promoção da cultura gastronómica local, aproximando-se agentes dos setores vitivinícola e da restauração locais e fortalecendo-se a identidade vitivinícola da região.
O primeiro Ciclo de Provas de Vinho para a Restauração promovido pela Câmara Municipal contribuiu para dois Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 09 e ODS 17.