Exposição “Emocionário Ilustrado III” envolveu mais de 400 alunos do Concelho

21.05.2024

A exposição Emocionário Ilustrado III foi inaugurada no dia 14 de maio no Museu Municipal Leonel Trindade. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos por alunos dos agrupamentos de escolas Madeira Torres e Henriques Nogueira.

Para a realização dos trabalhos que constituem esta exposição, patente até 6 de junho, os alunos do Agrupamento de Escolas Madeira Torres elegeram emoções e transpuseram-nas para o papel, por meio de mensagens escritas, no âmbito das disciplinas de Português, Francês e Espanhol. Os alunos do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira ao receberem essas mensagens individuais, em texto anónimo, sem título, interpretaram-nas e expuseram, através da sua arte, os sentimentos que as mesmas lhes suscitaram, no âmbito das disciplinas de Educação Artística, Educação Visual e Desenho A.

A inauguração da exposição Emocionário Ilustrado III foi um momento de encontro entre os alunos envolvidos na realização dos trabalhos que constituem a mesma, a qual acontece no âmbito do Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Leitura e Plano Local de Leitura do Município de Torres Vedras.

O momento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, do diretor do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, José do Vale, do subdiretor do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Artur Costa, e dos coordenadores do Projeto Cultural de Escola dos agrupamentos de escolas Henriques Nogueira e Madeira Torres, Luís Ferreira e Cristina Coimbra, respetivamente.

A execução dos trabalhos apresentados envolveu 31 professores e 484 alunos (do 1.º ao 12.º ano de escolaridade), num processo que se constituiu como um exercício de liberdade de expressão e cujo resultado foi apresentado no ano em que se comemora 50.º aniversário do 25 de Abril.

Publicado: 21.05.2024 - 16:48 horas