Torres Vedras

Agenda

Cante | Celebração 10 anos Património Universal

Temporada Darcos

27 de novembro de 2024 | quarta | 21h30

Música /assets/upload/agendagrupos/agenda-temporada-darcos-24-847x476px/agenda-temporada-darcos-24-847x476px.jpg

Local: a designar, Lisboa

Esta atividade integra o(s) programa Temporada Darcos 2024

A 27 de Novembro de 2014, o Cante alentejano foi declarado Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Como exemplarmente definido na candidatura então apresentada, o “(can) to da (te)rra”, é um canto coletivo, polifónico, em compasso lento, quase sempre melancólico, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, associado geograficamente ao Baixo Alentejo, retratando a “ligação umbilical do trabalhador com a terra-mãe”. Ou inteiramente masculino ou feminino, o Cante tem como estrutura musical duas vozes solistas, o ponto e o alto, alternando com um coro, em estrofes repetidas num ciclo o número de vezes que os cantores desejarem. É a expressão de um povo, tradição vernacular única, refletindo a identidade e a história de uma comunidade e de uma região.

 

Em parceria com o Museu do Cante de Serpa, comemoram-se os 10 anos da declaração como Património Cultural Imaterial da Humanidade, com o Livro Segundo, op.57, do Novíssimo Cancioneiro de Nuno Côrte-Real (1971). Dedicado a Maria Pinto Cortez e ao seu Cancioneiro de Serpa (1994), recolha etnográfica incontornável, feito ao longo de uma vida, e profusamente ilustrado pela autora, o Livro Segundo, op.57, resulta, também ele, da recolha etnográfica na cidade de Serpa por parte do compositor que, fruto de uma circunstância familiar ocasional, aí passou a sua infância.

Discursos musicais externos multiplicam-se, enquanto roupagem que parecem desviar o Cante da sua identidade e autenticidade. Mas ao contrário do que parece, não desviam nem se sobrepõem. Ao invés da transparência da música de Côrte-Real, deparamo-nos com uma opacidade incaracterística, qual partitura caiada, emulando o branco do casario. Pressente-se neste Livro Segundo uma rudeza propositada, um canto percussivo e penetrante, que ecoa na serenidade lírica da planície alentejana. É a rudeza dos árduos dias de trabalho, de uma existência de miséria, uma pobreza compassada e dilacerante, que tinha no Cante e na sua poesia, uma expressão e um escape. 

N. Côrte-Real (n. 1971)

Cante (Novíssimo Cancioneiro - Livro Segundo)

Arranjos e direção musical: Nuno Côrte-Real

Maestro do coro: Pedro Teixeira

Coro Ricercar e Ensemble Darcos


Preço: brevemente disponível

Última atualização: 31.01.2024 - 09:40 horas
voltar ao topo ↑