Torres Vedras

Agenda

Folias | Danças tradicionais portuguesas revisitadas

Temporada Darcos

20 de dezembro de 2024 | sexta | 21h30

Música

Local: Auditório Municipal do Seixal

Esta atividade integra o(s) programa Temporada Darcos 2024

Longe vão os tempos em que a Política do Espírito de António Ferro (1895-1956) produziu uma imagem idealizada da arte popular ao serviço propagandístico do Estado Novo, enfatizando a pretensa unidade identitária de um universo rural matizado. Ao longo das últimas décadas, a música e a dança, enquanto expressões da alma, representando a identidade social de uma comunidade, em ambientes marcados pela pobreza, idiossincrasias do universo masculino e feminino, interpenetração do sacro e do profano, exclusivamente assentes na tradição oral, foram sendo expostas à permanente mutação e recriação.

Este fenómeno, que se convencionou chamar de cosmopolitismo, parte da tradição, enquanto legado imaterial transmitido, respeitado mas mutável, identidade e autenticidade, enquanto genuíno e inalterado. Assim, muitos foram os compositores que convocaram discursos musicais externos, conferindo uma dimensão superlativa a este património identitário. Depois do Livro Primeiro, op.12 (versando sobre repertório de norte a sul do país e, ainda, da Galiza) e do Livro Segundo, op.57 (integralmente dedicado ao cante alentejano da cidade de Serpa), chega-nos, em estreia absoluta, o Livro Terceiro do Novíssimo Cancioneiro de Nuno Côrte-Real (n. 1971), dedicado a danças tradicionais portuguesas.

Partindo da Folia, dança presumivelmente de origem ibérica, cuja primeira referência surge pela mão do dramaturgo Gil Vicente (fl. 1465-1536), Côrte-Real revisita o fandango, a chula, a chotiça, e tantas outras que configuram-se como exemplares do pulsar tradicional português. Narrativa abs-trata e não linear, este Livro Terceiro procura uma dinâmica musical em que a palavra assume-se como veículo expressivo da fonética ganhando uma dimensão percussiva. Igualmente, tere-mos o Coro Ricercare e o Ensemble Darcos, numa parceria que ao longo dos anos tem-se revelado frutífera, e a quem devemos a estreia e gravação dos livros Primeiro e Segundo.


N. Côrte-Real (n. 1971)
Folias (Novíssimo Cancioneiro - Livro Terceiro) - estreia absoluta



Arranjos e direção musical: Nuno Côrte-Real
Maestro do coro: Pedro Teixeira
CORO RICERCARE ENSEMBLE DARCOS


Preço: brevemente disponível

Última atualização: 31.01.2024 - 11:28 horas
voltar ao topo ↑