Agenda
Kintsugi: A beleza das cicatrizes da vida [Esgotada]
6 de abril de 2025 | domingo
|
10h00 às 13h00
Local: Museu Municipal Leonel Trindade
Destinatários: M/16
Nesta formação, intitulada " Kintsugi: A beleza das cicatrizes da vida", partiremos à exploração de cerâmicas fragmentadas que remontam à pré-história, descobrindo o que esses “pedaços de história” nos contam acerca do quotidiano e das práticas culturais das comunidades antigas.
Através da observação e análise dos vestígios, discutiremos as técnicas de produção e os usos que estes objetos tinham, desde recipientes para armazenamento até utensílios de preparação de alimentos.
Em paralelo, a atividade terá um segundo momento em que os participantes serão familiarizados com a técnica conceptual do Kintsugi, arte que nos revela que a reconstrução de cerâmicas nos pode conduzir a uma viagem mais interior.
Através da prática do kintsugi, uma técnica centenária japonesa, que consiste em reparar as peças de cerâmica fraturadas e partidas com ouro, observamos que, a partir do erro e da adversidade, é preciso saber recuperar e superar as cicatrizes.
Mais do que uma prática, esta técnica apela a uma filosofia: da “cicatriz” funda-se a própria unicidade do objeto.
Dinamização: Vanessa Bailão
Atividade Gratuita
Lotação: 10
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):