O PARI é um projeto no âmbito do programa SMP - COSME da Comissão Europeia para estabelecer clusters de inovação social e ecológica (CSEI) para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais.
Propõe uma metodologia concebida para compreender de forma abrangente as dinâmicas de desenvolvimento rural e a sua ligação à economia social e ao conceito de CSEI, agindo em parceria com as autoridades locais e o setor privado nos territórios parceiros.
Principais objetivos:
- Realizar o levantamento das experiências dos clusters social e ecológica através de revisão de literatura;
- Desenvolver um processo de colaboração e de co-construção, no qual os territórios parceiros participarão em quatro missões temáticas;
- Construir um plano local para o desenvolvimento de um Cluster de Inovação Social e Ambiental;
- Criar um repositório de casos de estudo e recomendações de politicas prático e acessível;
- Dar prioridade ao planeamento da sustentabilidade a longo prazo;
- Estabelecer uma grelha de monitorização e avaliação para acompanhar o progresso dos planos locais, permitindo o aperfeiçoamento e a adaptação contínua.
O consórcio é liderado pela REVES - Reseau Europeen des Villes et Regions de L'Economie Sociale (BE), as entidades parceiras, além do Município de Torres Vedras, são a Diesis Network (BE), a Comunidad Foral de Navarra – Gobierno de Navares (ES), Region Ostergotland (SE), a Asociacion Empresas de Economia Social de Navares (ES) e a Coompanion Ostergotland Ekonomisk Forening (SE).
O projeto tem a duração de 24 meses.
Porquê este convite?
No âmbito deste projeto, convidamos todas as organizações com intervenção no município, que considerem relevante e desenvolvam atividade nos domínios do PARI, a manifestarem o seu interesse, preenchendo o formulário abaixo para o efeito.
Pretende-se dar oportunidade à participação das organizações que queiram ser parceiras do Município em atividades que impulsionem mudanças positivas no concelho e que promovam a inovação.
Todas as manifestações de interesse serão analisadas num processo de seleção, sendo as organizações selecionadas formalmente convidadas a aderir a este projeto e a participar nas ações desenvolvidas a nível local e transnacional.
Para garantir um processo de seleção transparente, encorajamos as partes interessadas a candidatarem-se com base no seu interesse, experiência e alinhamento com os objetivos do projeto.
A participação nas diferentes atividades inerentes ao PARI é voluntária e não vinculativa.
O que é que procuramos?
Na fase de seleção de entidades interessadas, daremos prioridade às seguintes qualidades e compromissos:
Estabelecimento de contactos com pessoas e organizações com experiência em áreas como o desenvolvimento regional, inclusão social, sustentabilidade e inovação, quer seja através do trabalho desenvolvido, estudos realizados, ou experiência de vida dos seus elementos;
- Empenho no crescimento local e regional
Entidades interessadas na inovação e no desenvolvimento sustentável, prontas para em colaborar, tanto a nível local/regional, como internacional.
Envolver entidades e pessoas de vários setores (público, privado, sem fins lucrativos) e origens diversas;
- Capacidade de participação
E importante que os participantes possam envolver-se ativamente nos eventos e atividades do projeto, incluindo reuniões regulares, workshops e ações de acompanhamento. A participação regular permite impulsionar a dinâmica o progresso do projeto.
- Potencial para causar impacto
Ter um impacto positivo nas suas comunidades, seja através da partilha de conhecimentos, da mobilização de recursos ou da influência sobre as políticas.
Como se pode candidatar?
Através do preenchimento deste formulário.
Mais informações: nicollesantos@cm-tvedras.pt