Pintura antiga de Torres Vedras está patente em exposição no Museu Municipal
02.10.2025

No Museu Municipal Leonel Trindade abriu ao público, no passado domingo, dia 28 de setembro, a exposição de longa duração Pintura Antiga de Torres Vedras (Séc. XVI-XVIII), a qual é comissariada por Fernando António Baptista Pereira (professor catedrático jubilado da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, especialista na área temática da exposição e detentor de um profundo conhecimento sobre a pintura antiga do Concelho).
A mostra, disposta em seis núcleos temáticos, reúne a coleção do Museu Municipal de pintura a óleo sobre madeira e tela dos séculos XVI a XVIII, conjunto de referência nacional, contando, também, com obras provenientes do Convento da Graça e com outras peças cedidas temporariamente. Para uma leitura mais abrangente e contextualizada, apresenta, ainda, núcleos dedicados à escultura em pedra, terracota e marfim, bem como à pintura sobre cerâmica (azulejaria).
Destaca-se, no conjunto de obras da exposição, a presença de três retábulos datados da primeira metade do século XVI: dois, com uma sugestão de reconstituição, vindos da Igreja de Santa Maria do Castelo e da antiga Ermida do Amial, e um proveniente do antigo Convento de Santo Agostinho que existiu na Várzea.
Na cerimónia de abertura de Pintura Antiga de Torres Vedras (Séc. XVI-XVIII), na qual estiveram presentes cerca de 130 pessoas, usaram da palavra a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, bem como o comissário da exposição, que seguidamente orientou uma visita à mesma, no decorrer da qual efetuou um enquadramento teórico relativamente ao conjunto de obras expostas e abordou o vasto e rico património no domínio da pintura antiga existente no Concelho.