Torres Vedras

Município tem vindo a desenvolver respostas para a Juventude ao longo das últimas décadas

06.05.2025

Imagem de jovens a jogar voleibol no Parque Verde da Várzea

A promoção da qualidade de vida da população jovem do Concelho, através da criação de respostas que vão ao encontro das suas necessidades e expetativas e que contribuem para a sua valorização em diversas dimensões, tem sido uma das apostas do Município.

Remonta aos anos 90 o primeiro grande marco da política municipal na área da Juventude, que foi a criação do Centro de Informação Municipal da Juventude, um espaço que funcionou na Avenida General Humberto Delgado. Na viragem do século, e num contexto de aumento dos serviços municipais destinados à juventude do Concelho (como o acesso gratuito à Internet), o Município passa a disponibilizar a esse público um novo espaço, localizado na Praceta Padre Joaquim Maria de Sousa. Posteriormente, em 2017, adequado à nova realidade dos jovens, com novos serviços e projetos criados, inaugurou-se o Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude, um equipamento localizado em pleno centro histórico de Torres Vedras (na Rua Miguel Bombarda).




“Espaço-âncora” do trabalho municipal dirigido à Juventude



 

O Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude é um equipamento municipal onde se disponibiliza um conjunto de valências e serviços, nomeadamente o PIJ - Posto de Informação Juvenil, o GAFEQ - Gabinete de Apoio à Formação, Emprego e Qualificação, o GAJA - Gabinete de Apoio a Jovens e Adolescentes, um serviço de orientação vocacional e profissional, um serviço de informação acerca de oportunidades de Mobilidade Europeia para jovens e a realização de workshops temáticos para jovens.

Saliente-se, a título de exemplo, que, em 2024, contabilizaram-se no Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude um total de 516 visitas/encaminhamentos e prestação de informações, 126 atendimentos no GAFEQ e 98 no GAJA.




Um espaço muito desejado

 


No dia 24 de março do ano transato foi inaugurada, na Rua Serpa Pinto, a Porta 10 – Sala de Estudo. Trata-se de um equipamento municipal criado com o objetivo de permitir e estimular o estudo autónomo de alunos do ensino secundário ao ensino superior e que nasceu de uma necessidade identificada pela comunidade estudantil local. Atualmente mais de 250 estudantes estão inscritos para utilização da Porta 10.




Projetos e outras iniciativas de sucesso




Para além de espaços físicos e serviços destinados aos jovens do Concelho, o Município tem também dinamizado para este público um conjunto de projetos, sendo de destacar o “Moinhos – Formar para Inovar”, desenvolvido no âmbito do Programa “Erasmus +” e através do qual jovens formandos de cursos profissionais de estabelecimentos de ensino do Concelho ou recém-formados nesses cursos frequentam estágios curriculares e profissionais, em vários países europeus. Desde o início da sua implementação, em 2014, o “Moinhos” possibilitou a 500 jovens a realização de estágios em 13 países da Europa.

Outro projeto emblemático do Município destinado à população juvenil, desenvolvido também em contexto escolar, é o “Jogo do Município”. Criado em 2000, tem atualmente como destinatários alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e como objetivo a promoção da cidadania ativa e do diálogo com quem toma decisões políticas. Os alunos participantes são desafiados a tornar-se cidadãos ativos e a criar impacto, transformando o território concelhio com as suas iniciativas. Este projeto utiliza o trabalho colaborativo na sala de aula e ferramentas digitais e analógicas apelativas para interagir com alunos.

A Unidade de Qualidade de Vida na Juventude da Câmara Municipal dinamiza ainda sessões em contexto escolar abrangendo sete eixos temáticos: Formação e Emprego, Mobilidade, Voluntariado, Interculturalidade, Participação Cívica e Política, Literacia Financeira e Saúde Juvenil. Em 2024 dinamizou 42 sessões para 1.494 alunos.

Anualmente, o Município organiza o evento Agora Escolhe!, onde se faculta informação sobre a oferta formativa que é disponibilizada no Concelho para se prosseguir estudos a partir do 10.º ano de escolaridade ou equivalente.

Já em contexto não escolar, o Município desenvolve o projeto “Faz e Acontece – Experiências Vocacionais em contexto laboral”, através do qual jovens do Concelho, com idades entre os 14 e os 20 anos, têm contacto direto com determinadas áreas profissionais em empresas e outras entidades parceiras. O projeto pretende ajudar os jovens participantes nas suas futuras escolhas formativas ou profissionais.

Em 2023 foi introduzida a tipologia “Ideia Jovem” no Orçamento Participativo de Torres Vedras, permitindo a munícipes com idades entre os 14 e os 17 anos apresentarem propostas e elegerem projetos através de votação. Nas edições de 2023 e 2024 foram apresentados 20 projetos “Ideia Jovem” no âmbito do Orçamento Participativo municipal, dos quais 11 foram eleitos para implementação, sendo que os mesmos representam um investimento municipal de cerca de 100 mil euros.

 


Reconhecimento do trabalho realizado




Como reconhecimento do trabalho que o Município tem vindo a desenvolver na área da Juventude, foi-lhe atribuído, em 2024, pela Federação Nacional de Associações Juvenis, o Selo de Município Amigo da Juventude (com a categoria de 4 estrelas), no IV Encontro da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

Também o “Moinhos – Formar para Inovar” foi distinguido duas vezes, em 2018 e 2022, com o Prémio de Boas Práticas da Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação, reconhecendo-se assim o valor deste projeto.

 

Elaboração do Plano Municipal da Juventude


Tendo subjacente o reconhecimento do impacto que os jovens têm na comunidade e nos processos de transformação social, e no intuito de construir políticas municipais que vão ao encontro das suas atuais necessidades e aspirações, o Município decidiu em 2024 proceder à criação de um Plano Municipal da Juventude, que se encontra atualmente na fase de diagnóstico.

Última atualização: 06.05.2025 - 16:10 horas
voltar ao topo ↑