Agenda
Conversas com Pais & Filhos
Quem ama cuida! – Prevenção violência no namoro
Até 1 de março
|
21h30
Evento já ocorrido
Local: Auditório da Escola Secundária Madeira Torres
Existe uma linha muito ténue nos relacionamentos que separa o cuidado do abuso, e depressa se passa de um estado de pura felicidade para um estado de puro medo e desespero.
Mas, a que devem os pais estar atentos nas relações amorosas dos seus filhos? Quais os comportamentos de risco e sinais de alerta?
Ansiedade, depressão, medo, nervosismo, isolamento social, insegurança, solidão, sentimento de culpa, vergonha, pensamentos negativos, perturbações alimentares e pioria dos rendimentos escolares. Estes são alguns dos sinais e consequências da violência no namoro. Sinais estes que deverão ser um alerta para aquilo que é considerado um crime público.
O Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2024, da responsabilidade da UMAR, dava conta de que, em 2023, 68,1% dos jovens inquiridos não considerava como ato violento um dos seguintes comportamentos: controlo, manipulação, perseguição, violência psicológica, social e sexual, violência através das redes socias e violência física. Nesse mesmo ano, foram registadas na PSP e GNR 2860 denúncias de violência no namoro, o que dá uma média de 8 queixas por dia.
É na infância e adolescência que começa a prevenção, pois é nesta fase que se aprende a refletir criticamente e a perceber que quem ama cuida!
Oradora: Dr.ª Alexandra Seabra
Alexandra Seabra é licenciada pelo ISPA na área de Psicologia Clínica desde 1992. Em 2000 torna-se mestre em Psicologia da Saúde, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e em 2009 termina o Doutoramento em Saúde Mental na Faculdade de Medicina do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas. Mais tarde, adquire o grau de Assistente de Carreira de Técnico Superior de Saúde, e posteriormente o grau de Assistente Profissional da Carreira de Técnico Superior de Saúde, ambos no ramo de psicologia Clínica.
Conta já com mais de 30 anos de experiência profissional, tendo passado pelo Hospital de Santa Maria, Centro de Saúde da Lapa, Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior. Coordenou e implementou o Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Torres Vedras, no qual dinamizou vários projetos, grupos de trabalho e investigações. Posteriormente, com a criação do Centro Hospitalar do Oeste, passou a coordenar o Serviço da Unidade de Torres Vedras.
Tem ainda passado por várias universidades, onde lecionada diferentes módulos e orienta estágios e teses.
Neste momento, encontra-se ao serviço no Centro Hospitalar do Oeste, onde coordena a Equipa de Prevenção da Violência no Adulto, é o Ponto Focal do CHO, no Grupo Operacional Institucional da Prevenção da Violência em Saúde e no qual é presidente da Comissão de Humanização do CHO e integra ainda a Equipa de Suporte Intra Hospitalar em Cuidados Paliativos.
Moderadora: Catarina Trindade
Presidente da direção da Associação de Pais da Padre Francisco Soares e Madeira Torres
Atividade Gratuita
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):