Agenda
Oficina de literatura infantojuvenil e sociedade
Carla Maia de Almeida
8 de março de 2025 | sábado
|
10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00
Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Professores, bibliotecários e educadores; estudantes de literatura; pais e outros mediadores de leitura; ilustradores e livreiros.
O percurso já longo da Literatura para a Infância e Juventude (LIJ) escreve-se paredes-meias com a História da sociedade e da civilização. Nesta oficina pretende-se explorar a evolução da LIJ e refletir sobre tendências contemporâneas, numa altura em que o mundo se tornou imprevisível e radicalmente interessante.
Objetivos: Identificar valores culturais enunciados num conjunto previamente selecionado de livros de ficção e não-ficção. Refletir sobre algumas tendências atuais da escrita para os mais novos. Comparar registos discursivos de diferentes épocas. Sistematizar critérios de aferição de qualidade na literatura infantojuvenil.
Metodologia: Teórico-prática, assente numa exposição dos temas, seguida de uma análise de livros que serão debatidos em conjunto.
Biografia
Carla Maia de Almeida nasceu em Matosinhos e atualmente reside em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. É licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa. Tem também uma pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica. Foi jornalista de imprensa durante 25 anos, sempre nas áreas de cultura e sociedade. Integrou a equipa de especialistas do Plano Nacional de Leitura e assinou a secção «Leituras Miúdas» da revista LER entre 2008 e 2017. É formadora certificada e orientou formações em bibliotecas e outros espaços. Desde 2010, dedica grande parte do seu tempo à tradução de livros infantojuvenis, tendo vertido para o português mais de cem títulos e prefaciado edições de clássicos como Frankenstein, A Viúva e o Papagaio e Alice no País das Maravilhas, entre outros. Escreveu quinze livros para os mais novos, entre contos, picturebooks, biografias, livros informativos e a novela juvenil Irmão Lobo. É também autora do livro-reportagem Em Nome da Filha – Retratos de Violência na Intimidade. O seu primeiro livro, O Gato e a Rainha Só, foi publicado pela Caminho em 2005, seguindo-se Não Quero Usar Óculos, Ainda Falta Muito?, Onde Moram as Casas, Amores de Família e O Secador de Livros. Tem obra editada na Alemanha, Sérvia, Holanda, Itália, Espanha, Brasil, México, Argentina, Chile e outros países da América Latina.
Dinamização: Carla Maia de Almeida
Inscrições obrigatórias:bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt ou 261320747
Atividade Gratuita
Lotação: min. 15 | máx. 30 participantes
acesso a público com mobilidade condicionada
Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):