Agenda
LUNGO DROM – A LONGA VIAGEM
Museu itinerante da História e Cultura Cigana
6 a 7 de janeiro 2025
|
16h00 às 18h00
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras (espaço exterior)
Lungo Drom, em romani, significa A Longa Viagem - é esta ideia que serve de mote para a criação de um Museu Nómada, que reflita sobre a história e cultura das comunidades ciganas em Portugal e, em particular, no Alto Alentejo. A coleção deste museu mostra-se ao público, pela primeira vez, em junho de 2024, através de 13 objetos criados em residências artísticas em Portalegre, por artistas e comunidades distintos. O cinema de animação da Margooo faz-nos começar por sentir o peso dos pares de sapatos que calçamos, numa história sobre preconceito construída em conjunto com os alunos do 4º ano da Escola dos Assentos. A viagem há-de terminar na escuta de uma peça Radiofónica da Mariana Bragada / Meta: o Caracol Serafim transporta a sua casa. Por que serão nómadas os ciganos? Desmontando os lugares comuns e investindo nos que nos são desconhecidos, de peça em peça, da cerâmica à música, da fotografia digital à dança, entre baralhos de cartas e livros, este museu é um gesto de aproximação e fraternidade.
Lungo Drom - Um Museu Nómada de UMCOLETIVO, em colaboração com os artistas Mariana Bragada, Jorge Moita, Margooo, Susana Chicó, Sara Afonso, Séfora Vargas, Pavel Tavares, Judite Dinis, Herlandson Duarte, Maria Gil, Natália Serrana e Diego el Gavi.
Visitas orientadas, em forma de Museu Nómada, cujas peças em exibição foram construídas com recurso a práticas artísticas interdisciplinares e procuram minorar a clivagem entre a sociedade maioritária e as comunidades ciganas.
Em alinhamento com a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, bem como com os respetivos princípios orientadores que a fundamentam, a presente iniciativa, integrada no Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas do Município de Torres Vedras, baseia-se na promoção da interculturalidade entre as pessoas ciganas e não ciganas contribuindo para o interconhecimento mútuo. Paralelamente, esta atividade pretende, de igual forma, promover uma cidadania inclusiva e de não discriminação.
Um projeto financiado pelo programa Partis & Art For Change, da Fundação Calouste Gulbenkian e La Caixa.
Lotação: 20 pessoas por sessão (aprox. 50 minutos)
Informações: anabraz@cm-tvedras.pt
Atividade Gratuita