Agenda
Um chá para Alice
Exposição de Ilustração
Até 28 de novembro 2014
Evento já ocorrido
Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
Esta atividade integra o(s) programa Mila Gaipa
A exposição Um chá para Alice trata-se de uma mostra de ilustrações que foi já apresentada no Oxford Story Museum e na Fundação Calouste Gulbenkian (150 anos depois da história "Alice no País das Maravilhas" ter sido escrita por Lewis Carroll) que resultam do trabalho de 20 artistas de várias nacionalidades: Alain Gauthier (França), Anne Herbauts (Bélgica), Chiara Carrer (Itália), Dusan Kallay (Eslováquia), Iban Barrenetxea (Espanha), Joanna Concejo (Polónia), Klaus Ensikat (Alemanha), Lisa Nani (Itália), Lisbeth Zwerger (Áustria), Lucie Laroche (França), Maggie Taylor (Estados Unidos da América), Narges Mohamadi (Irão), Nelson Cruz (Brasil), Nicole Claveloux (França), Rebecca Dautremer (França), Suzy Lee (Coreia), Teresa Lima (Portugal), Vladimir Clavijo (Rússia), Anthony Browne (Inglaterra) e Helen Oxenbury (Inglaterra).
As ilustrações desta exposição transportam para diferentes episódios do livro “Alice no País das Maravilhas”. Numa espécie de “escrita paralela”, conceituados ilustradores, usando estilos, escolas, materiais, técnicas, cores, formas, texturas, relações volumétricas, influências culturais e interpretações muito diferentes, dão a ver a mesma velha história, contada por cada um de forma única e irrepetível.
Esta exposição tem como comissários Ju Godinho & Eduardo Filipe, sendo autores do seu projeto expositivo o Pedro Cabrito e Isabel Diniz, Arquitetos e do seu design gráfico a Silva Designers! Envolve ainda a Fundação Calouste Gulkenkian, a VerPraLer e o Oxford Story Museum.
Inauguração: dia 16 de abril às 18h00
Atividade Gratuita
Alice, essa menina criada por Lewis Carroll e posta em desassossego no País das Maravilhas, povoado de animais falantes, de um gato enigmático que deixa o sorriso pendurado pelas árvores, de um coelho branco apressado e pomposo que anda sempre a correr exibindo o seu colete, o seu leque e as suas luvas brancas, de um chapeleiro louco, de uma duquesa muito feia e, de entre muitos outros, a que não falta até uma rainha faminta de decapitações, está agora em Torres Vedras.
Vamos pois conhecê-la, acompanhando toda a loucura do livro e a riqueza do imaginário do seu criador.
E tal como na história o seu pescoço cresce, cresce, também aqui os seus caminhos saem pela cidade fora criando um percurso poético entre a Fábrica das Histórias e a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras.
Apoio:
Fundação Gulbenkian | VerPraLer | Story Museum e VISTA ALEGRE