Em Torres Vedras respira-se Carnaval!
01.01.2012

Na edição que marca a transição para um novo ano decidimos trazer-lhe alegria e traçámos um roteiro para o qual vai precisar de preparação física.
Convidamo-lo a conhecer o carnaval mais português de Portugal – O carnaval de Torres Vedras. De 17 a 22 de fevereiro todos os caminhos vão dar à nossa cidade.
A vida são dois dias e o Carnaval de Torres Vedras são seis. Não há forma de explicar o que faz dos torrienses grandes foliões, mas a verdade é que nos deixamos contagiar, libertamo-nos do quotidiano e criamos uma “bolha” de fantasia onde tudo é permitido… ou quase tudo!
Se anda com pouca energia, esta flui normalmente e acabará por entrar nesta grande festa de modo espontâneo. O importante é que venha mascarado, no mínimo com alguns acessórios, caso contrário estará “fora de jogo”. O tema deste ano é o desporto e contamos consigo para esta maratona de seis dias e seis noites.
O concelho de Torres Vedras sempre foi essencialmente rural. Os homens trabalhavam a terra de sol a sol e, quando chegava a época do Entrudo, abriam o baú lá de casa e encontravam … roupas femininas. Foi por esta razão que surgiram as célebres matrafonas de Torres Vedras (homens vestidos de mulher). Não admira, assim, que também rei e rainha sejam dois homens e sempre figuras locais.
Eis que começa o aquecimento! Não vai propriamente treinar para chegar aos Jogos Olímpicos, mas reconhecemos que é uma boa prova de esforço. A noite do Carnaval de Torres Vedras atrai milhares de pessoas que preenchem todas as ruas e praças do centro da cidade. Aqui não se sente frio, a temperatura até sobe à medida que a noite avança, a música faz “tirar os pés do chão” e todos se divertem num ambiente que, inacreditavelmente, nos parece familiar. Muitos bares abertos toda a noite, discotecas e alegria garantida. Apesar de querer chegar rapidamente à meta, não parta o motor na primeira noite. Venham mais cinco!
Sexta-feira
Na manhã do dia 17 de fevereiro tem início um grande espetáculo de cor e originalidade, com mais de 8 mil crianças e jovens de todo o concelho a desfilar no corso escolar. Além da alegria genuína e contagiante das crianças, este é o momento de mostrar a criatividade de muitos meses de trabalho. Imperdivel!
Ao início da noite é altura da chegada de Suas Altezas Reais e da entrega da Chave da Cidade pelo presidente da Câmara Municipal. Até 22 de fevereiro é apenas aos reis do Carnaval que devemos obediência.
Sábado
Durante o dia de sábado aproveite para repor energias. Ao final da tarde vá até à Praça da República, visite o monumento ao Carnaval, beba um café e aprecie o pastel de feijão. Não se assuste com o ribombar dos tambores e bombos… são os Zés-Pereira de Amarante que também fazem parte desta festa. Poderá começar a sentir o pulsar da cidade que se torna frenético com o cair da noite. Milhares de foliões jantam em grupo e vão assistir ao concurso de mascarados que tem lugar na noite de sábado. Há grupos organizados que criam as suas máscaras de acordo com o tema e distinguem-se os mais originais. Superada a noite de sábado estará automaticamente qualificado para a meia-final.
Domingo
Domingo saem à rua os carros alegóricos, construídos por empresas e artistas locais, carregados de sátira política e social. Esta é a tarde perfeita para a diversão de toda a família. O corso de Domingo é um “mundo mágico” para os mais novos que adoram vestir a pele dos seus super-heróis.
Segunda-feira
Caso tenha guardado o dia de segunda-feira para descansar… pode esquecer! Em Torres Vedras não se descansa. Há que preparar tudo para a noite, uma das mais fortes do Carnaval de Torres. É natural que comece a acusar, a esta altura do campeonato, algum desgaste físico.
Terça-feira
Terça-feira é o dia dos mais resistentes. Voltamos a ter corso com muitos mascarados, carros alegóricos, matrafonas, Zés-Pereira e Cabeçudos.
Quarta-feira
Na quarta-feira à noite temos o enterro do Entrudo e depois… bem, depois começamos a pensar na estratégia de jogo para o próximo ano.
A primeira referência ao Carnaval de Torres
Surge no tempo de D. Sebastião, num documento datado de 1574.
A primeira rainha
A primeira rainha sereníssima do Carnaval de Torres, coroada em 1924, foi Jaime Alves.
1931
Em 1931 a Avenida 5 de Outubro conheceu a primeira Batalha de Flores e Carros Alegóricos, tendo participado nesta manifestação mais de 3 mil pessoas.
Percurso do corso
Av. 5 outubro > R. Santos Bernardes > Rua José Augusto Lopes Júnior > Rua Henriques Nogueira
Zona de diversão noturna
- R. Paiva de Andrada
- R. José Eduardo Cesar
- R. Miguel Bombarda
- Largo de S. Pedro
- Rua Dr. Aleixo Ferreira
- R. Almirante Gago Coutinho
- Pr. Machado Santos (Pr. Batata)
- Travessa Luis Cardoso
- Largo em frente ao Mercado Municipal
Toda a informação sobre o Carnaval de Torres em www.carnavaldetorres.com