Torres Vedras acolheu 13.º Encontro “Brincar na Cidade Educadora”
04.04.2025

Nos dias 27 e 28 de março, Torres Vedras acolheu o 13.º Encontro do Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) tendo contado com um total de 99 participantes, estando representados 39 dos 57 municípios que fazem parte deste Grupo de Trabalho.
A sessão de abertura do encontro aconteceu na tarde do dia 27 de março, na Escola Básica do Ramalhal, levada a cabo pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que aproveitou a ocasião para enfatizar a ideia da premência do brincar, de forma a se viver uma infância saudável, menos sedentária, referindo que as cidades necessitam de crianças a brincar no espaço público.
Pela ocasião, Laura Rodrigues fez um breve enquadramento do projeto “Brincar na Cidade Educadora”, referindo-se no caso em concreto desta escola básica, umas das últimas que foram construídas e cujo espaço exterior reflete o pensamento seguido pelo Município de Torres Vedras de como devem ser estes espaços, de forma a potenciar a ludicidade dos mesmos, permitindo a criação de hábitos de vida saudáveis, estando as escolas mais antigas do Concelho atualmente alinhadas com o mesmo, onde as crianças têm a possibilidade de brincar de forma mais livre.
“Felizmente tivemos como mentor o professor Carlos Neto, que ajudou o Município a chegar a este momento, do qual nos sentimos orgulhosos” refere Laura Rodrigues. Recorde-se que o professor jubilado da Faculdade de Motricidade Humana, Carlos Neto, é um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças.
Laura Rodrigues destacou ainda um outro projeto, designadamente “O rei manda…Brincar”, o qual promove a brincadeira ao ar livre de forma não estruturada, referindo que “as pessoas já aprenderam a olhar para estes projetos como algo normal, quotidiano, vendo-se muitas crianças a usufruir dos espaços da nossa cidade ao fim do dia e a Câmara Municipal sente-se recompensada pela aceitação por parte da Comunidade a este tipo de iniciativas.”
De seguida, tomou da palavra o diretor de Departamento de Educação e Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, Rodrigo Ramalho, que traçou o percurso do Município, dos últimos 10 anos, no âmbito do projeto “Brincar na Cidade Educadora”, referindo-se aos seguintes projetos e iniciativas: Moving and Learning Outside; Formação de Educadoras; Oeste Infantil; Atividade Extra Curricular “Um, dó, li, tá”; O Rei manda…Brincar; Novos espaços exteriores escolares; Eu vou a pé para a escola e Mini Agostinhas.
Ainda no período da tarde e no âmbito deste encontro, decorreu a reunião do Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”.
Do segundo dia do encontro fez parte uma formação intitulada “A importância do Brincar e a forma de transformar os espaços escolares e públicos para o Brincar”, ministrada por Benjamin Tawil e Michael Barclay, professores universitários do Reino Unido, que se dedicam à investigação no âmbito do Brincar e CEOs da Ludicology e que partilham da visão de que o Brincar representa a principal forma de participação das crianças na sua vida quotidiana e é essencial para a sua experiência e prazer de viver.
De referir que o Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, coordenado pelo Município de Torres Vedras, surge no âmbito da RTPCE, constituída em 2005, tendo o Município aderido à mesma em 2011, com o principal objetivo de promover o brincar nas cidades aderentes ao grupo e influenciar os decisores políticos, técnicos municipais, educadores, professores, famílias e a comunidade em geral no sentido da afirmação do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento global das crianças.
Recorde-se que Torres Vedras organizou anteriormente dois Encontros Nacionais da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras: em 2013 com o tema “A Educação Artística para uma educação de qualidade” e em 2021 com a temática "Brincar na Cidade Educadora". Em 2023 acolheu ainda o IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadora, subordinado ao tema “Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!". Desde 2017 já recebeu várias reuniões da Comissão de Coordenação da RTPCE.
Atualmente a RTPCE conta com 96 membros, sendo que o Município de Torres Vedras foi recentemente reeleito para a sua comissão coordenadora. Mais informação sobre esta rede pode ser obtida no respetivo site.