Torres Vedras

Agenda

RHI - Revolution_Hope_Imagination

Exposição Rinocerontes e FACTT (Festival de Arte e Ciência Transdisciplinar e Transnacional)

Até 5 de setembro 2021

Exposição RHI - Revolution_Hope_Imagination

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

No âmbito da III Edição da Iniciativa RHI (Revolution_Hope_Imagination), que pretende criar novas pontes entre Arte & Negócio, Cultura e Turismo, o Arte Institute e RHI apresentam em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, a exposição Rinocerontes e FACTT - Festival de Arte e Ciência Transdisciplinar e Transnacional.

A exposição Rinocerontes foi um trabalho desenvolvido na I edição do RHI com escolas em todo o mundo. Nesta exibição apresentamos os trabalhos do Ateliê M de São Tomé e da Escola Portuguesa em Luanda. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos e é a sua interpretação da história do Rinoceronte Ganga, imagem da iniciativa RHI.

A exposição FACTT - Festival de Arte e Ciência Transdisciplinar e Transnacional, apresenta a edição "Improbable Times / 01". Este festival tem sido apresentado em várias cidades do mundo desde 2017 e pretende mostrar a ligação entre arte e ciência e os artistas que trabalham esta área.

“A Cultivamos Cultura e o Arte Institute em colaboração com os nossos parceiros pelo mundo promovemos ativamente condições para receber e criar respostas criativas dos artistas em relação a estes novos desafios. Juntos desenvolvemos uma série de atividades dentro do FACTT Festival 20/21 que resultam de uma complexa rede de interações sociais e ambientais. Juntos planeamos atividades, abertas ao público, remotas, presenciais, locais e internacionais com o objetivo de divulgar e apresentar o trabalho de artistas um pouco por todo o mundo. Queremos apresentar peças artísticas e resultados criativos num espaço híbrido que entrelaça o espaço virtual e físico. Um espaço que quer romper com os limites do acesso à cultura, da colaboração e da experiência da arte.”. Marta de Menezes, Curadora do FACTT.

Sobre o Projeto Ateliê M  -  Escola Informal de Artes Visuais
"A criação do Projeto Ateliê M – Escola Informal de Artes Visuais surge com base no entendimento do papel das artes visuais enquanto capital de desenvolvimento humano, social e económico; fonte de autoestima, de solidariedade vertical e coesão social, favorecendo a perceção emocional de pertença a uma identidade, o autoconhecimento, a liberdade de expressão e o diálogo intercultural enquanto valores sociais.

Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das artes plásticas em São Tomé e Príncipe, com a criação e implementação de uma Escola Informal de Artes Visuais, a qual se pretende que seja um ponto de referência na formação artística santomense."

Inauguração: 18h30


Atividade Gratuita


O RHI é uma iniciativa organizada pelo Arte Institute que pretende repensar a cultura contemporânea e mobilizar artistas, agentes culturais e comunidade para uma nova atitude. Motivado pela necessidade de reinventar o diálogo entre as artes & negócios, cultura & turismo, o RHI continua e amplia a missão do Arte Institute de valorizar a produção artística e criar pontes entre artistas portugueses e projetos mundiais.

A V Edição do RHI, em 2023, conta com o apoio do Município de Torres Vedras e decorrerá em 12 cidades de Portugal. Entre os dias 5 e 13 de maio, Portugal será novamente palco de palestras, workshops e espetáculos disponíveis para profissionais de arte, empresas, público em geral ou simplesmente amantes da arte. Esta edição traz convidados de várias venues internacionais como: Joe’s Pub, Summerstage- Central Park, Zeiterion Center for the Arts e muito em especial na área museológica, curadoras do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu da Imagem e Som (MIS) de São Paulo. A partilha de conhecimento com estes museus terá enfoque nas colaborações participativas, envolvimento de público e comunidades.

 

 

Programadores internacionais que acompanham:

  • Erika Elliot| programadora Central Park
  • Rosemary Gill | president & CEO Zeiterion Performing Arts Center
  • Isabel Kim | Associate Director, Joe's Pub
Última atualização: 05.07.2021 - 18:14 horas
voltar ao topo ↑