Agenda
25 anos de Cortejo Etnográfico
Até 15 de setembro 2024
Evento já ocorrido
Local: Rua Dr. João de Barros, Santa Cruz
Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365
“Esta mostra de carácter documental apresenta imagens dos últimos 25 anos da realização do Cortejo Etnográfico em Santa Cruz.
Com o objetivo de celebrar os valores culturais das diversas comunidades, de valorizar, preservar e divulgar o património cultural e imaterial, o Município de Torres Vedras e os diversos ranchos folclóricos e grupos etnográficos que compõem o rico e diverso tecido cultural local, promovem, através da realização do Cortejo Etnográfico de Santa Cruz, a recriação de uma prática que remonta ao princípio do século XX: a tradicional ida à praia no dia 15 de agosto.
O 15 de agosto, feriado religioso da Assunção de Maria, era, num passado recente mas que parece já longínquo, imperdível dia de passeio para os que viviam nas zonas rurais da região de Lisboa. Os então chamados “Saloios” não tinham acesso fácil à praia e aproveitavam a ocasião para se deslocarem em carros de bois, carroças e cavalos, à praia de Santa Cruz.
Neste dia, vestiam-se os melhores trajes e preparava-se um generoso repasto de pratos cozinhados como o arroz de coelho, o mexilhão e o peixe seco ou salgado e onde estavam sempre presentes o vinho, a broa, o pão e o chouriço e a talhada de melão. As panelas e tachos, os pratos de pó de pedra, os talheres e os copos, completavam a bagagem.
Conta a tradição que o desejo de ir a banhos era maior que o medo das ondas e da água fria do mar e que, chegados à praia, todos corriam para o mar envergando as “roupas de baixo”. A música e as danças tradicionais completavam a alegria do 15 de agosto, as “Danças de Roda”, o “Vira” e os “Cantares” eram participados por todas as gerações.
A Câmara Municipal de Torres Vedras agradece o contributo generoso de todos os grupos e pessoas que participam no Cortejo Etnográfico de Santa Cruz, um encontro que promove a memória coletiva, reforça vínculos sociais e dá a conhecer parte da cultura deste território, mantendo viva a tão popular tradição do 15 de agosto.”
Atividade Gratuita