Torres Vedras

INDUMEL

09.04.2021

Imagem do logotipo da Indumel

A INDUMEL – Embalagens é uma empresa torriense de fabricação de embalagens de plástico, que iniciou atividade em 2013, na sequência do processo de cisão da INDUMEL - Indústria Plásticos. Esta primeira empresa nasceu em 1999 fruto da parceria entre dois empresários: Carlos Gonçalves e Luís Duarte.

Em 2013, e para que o potencial de crescimento e autonomia da INDUMEL fosse melhor explorado, foi criada uma nova empresa detida unicamente por Luís Duarte. Com a experiência de um líder de mercado, a nova INDUMEL duplicou a sua faturação em seis anos, continuando a crescer na relação comercial com o seu antigo sócio e aumentando em mais do dobro o negócio gerado com outros clientes, tanto no mercado nacional como no espanhol.

Os artigos produzidos destinam-se, na sua maioria, a empresas com atividades na área da transformação alimentar (molhos e doçaria), artigos de limpeza, higiene e cosmética, farmacêutica e brinquedos didáticos. Para a produção destes artigos são utilizados três tipos de matéria-prima: Politereftalato de Etileno (PET), Polietileno de Alta e Baixa Densidade (PE) e Polipropileno (PP).

O design das embalagens é desenvolvido pela INDUMEL, indo ao encontro das necessidades do mercado e de cada um dos seus clientes. Paralelamente, a empresa possuí uma linha própria de artigos para dar resposta às necessidades de pequenas empresas ou particulares. Os artigos desta linha podem ser adquiridos na loja online (www.indumel.pt), lançada recentemente.

A principal missão da INDUMEL no desenvolvimento da sua atividade é ter o mínimo de impacto ambiental. Para tal, são desenvolvidos artigos que minimizem a utilização de plástico e utilizados processos e matérias-primas que facilitem a reciclagem.

A empresa tem investido na eficiência energética da sua fábrica, produzindo cerca de 30% da energia que consome e adquirindo equipamentos com tecnologias de poupança energética. O processo produtivo adotado não gera praticamente nenhuns resíduos, dado que todo o material plástico excedente é reutilizado. O único resíduo existente é o óleo utilizado na lubrificação das máquinas, que é recolhido por uma empresa especializada no seu processamento e requalificação.

A empresa é certificada de acordo com o normativo internacional de qualidade ISO 9001:2015, pelo que todos os seus processos de produção e artigos são alvo de controlo e registo. Todos os artigos que não estejam de acordo com as especificações são rejeitados e voltam a ser reprocessados, ou seja, são trituradas e incorporados como matéria-prima.

Neste momento, está em curso a construção de uma nova fábrica na área de injeção, que permitirá melhorar e aumentar a capacidade produtiva neste setor. Esta é uma das principais metas da empresa para os próximos três anos.

Em termos estratégicos, a INDUMEL pretende assumir-se cada vez mais como uma referência ibérica para as empresas industriais consumidoras de embalagens, reforçando o seu posicionamento nos setores da cosmética e farmacêutica, mas também nos setores alimentar, higiene e limpeza. Ao nível comercial, o objetivo passa por expandir a sua área de intervenção, nomeadamente para o mercado americano e para o norte de África.



Nome: INDUMEL - Embalagens, Unipessoal, Lda

Ano de fundação: 2013

Área de atividade: Fabricação de embalagens de plástico

Nº de funcionários: 60

Faturação anual: 6,7 milhões

Gerência/administração: Luís Duarte

Localização: Rua Pinhal Cascais Lote 1,2560-112 Ponte do Rol (Torres Vedras)

Contactos: 261 331 595 | geral@indumel.pt


Filipa Sérgio
Fotografia:INDUMEL

Publicado: 09.04.2021 - 14:15 horas
voltar ao topo ↑