Torres Vedras

Agenda

Inventar a Palavra

Clube de Leitura de Peças de Teatro

23 de abril de 2025 | quarta | 19h30

Leitura

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/12

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações do 25 de Abril

Uma mesa redonda, qualquer coisa para comer, uma bebida quente, caneta ou lápis na mão.
Uma quarta-feira por mês, o diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras convida o público para este clube de leitura, que se debruça sobre as obras presentes no catálogo da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, para conhecer vozes, formas de escrever teatro e conversar sobre como se lê, como se faz, como se inventa a palavra. 

Peça para a sessão: O Canto do Papão Lusitano - Peter Weiss

Esta peça, estreada a 26 de janeiro de 1967, no Scala-Teatern, em Estocolmo, constitui um dos mais importantes documentos históricos teatrais contemporâneos ao período e à propaganda política do Estado Novo, refletindo um ‘contradiscurso’ à retórica do colonialismo português. Essa importância deve-se, não ao facto de esta peça documental ter sido a única a retratar estes temas, durante esse período, mas antes a ter sido uma das que conseguiram subir a palco e, a partir da Suécia, ganhar uma projeção na imprensa que não pôde ser silenciada. Essa projeção, amplificada pela tradução da peça para francês e português, dotou-a de um caráter representativo da luta antifascista e anticolonialista, sendo encenada após 1967, e especialmente até 1975, como uma espécie de manifesto por diversos grupos de teatro amadores ou de estudantes portugueses exilados na Alemanha, França, Suíça, entre outros países.

Neste artigo, analisar-se-ão alguns traços e limites da imagem e do discurso criados por esta peça teatral, bem como o seu papel na atualidade, a partir do exercício da sua reencenação. 

Dinamização: Alice das Neves 

Info e Inscrições: 261 338 131 | teatro.cine@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Lotação: 20

Última atualização: 31.03.2025 - 14:59 horas
voltar ao topo ↑