Torres Vedras

Agenda

Ditadores: como lidar com crianças desafiantes

Projeto Conversas com Pais

Até 29 de janeiro 2016 | 21h30

Colóquio

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho
Destinatários: Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Educativa

Sente-se exausto ao final de mais um dia de “batalha” com o seu filho?
É um castigo para que ele(a) obedeça?
Teme que desafie a sua autoridade em público?
Está farto dos olhares incriminatórios dos outros, como quem diz que não sabe educar o seu filho?
Se alguma destas situações o descrevem, é provável que tenha um filho desafiador.
Esta atitude desafiadora não é apenas uma fase e não vai desaparecer de um dia para o outro. É necessário ter uma intervenção consciente. Tem de estar disposto a mudar, não só o seu filho mas as suas práticas educativas. Se lhe serve de alento, não está sozinho! Tem de ser empenhado, ter paciência e esforçar-se, pois lidar com crianças desafiadoras é um dos maiores desafios que terá como pai. Ajudar o seu filho a moderar a sua atitude e encontrar alternativas para exprimir adequadamente as suas necessidades não só melhorará muito a sua vida e relação familiar, mas também possibilitará o seu filho a ser bem sucedido em termos sociais, agora e mais tarde.

 

Carla Dias da Costa
Carla Dias da Costa é licenciada em psicologia clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, é mestre em motivação humana pela mesma faculdade e doutorada em terapia familiar pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
Com o objetivo de conhecer de forma mais profunda as diferentes vertentes da sua área de trabalho fez ainda pós graduações em neuropsicologia e acolhimento terapêutico, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e em psicopatologia da criança e do adolescente. Profissionalmente trabalhou no serviço de neuropsicologia do Hospital Júlio de Matos e no Hospital Egas Moniz e passou pelo Hospital Sant Pau- Barcelona, no serviço de terapia familiar. Foi responsável pela organização e gestão do lar de acolhimento do colégio Eduardo Claparède, onde trabalhava diretamente com crianças de forma a promover as suas competências sociais e emocionais, bem como, a sua adaptação às mudanças ocorridas naquela fase da vida. Colabora com diversas escolas no acompanhamento em sala e desenvolvimento de programas de competências sociais e emocionais, assim como programas de desenvolvimento de competências fonológicas. Escreve artigos de interesse pedagógico e psicológico para revistas da área parental, participa como oradora em palestras e formações para crianças, jovens e pais sobre temas que relacionados com o desenvolvimento das crianças, com questões sociais, emocionais e académica.
Faz acompanhamento psicoterapêutico, avaliação e reabilitação neuropsicológica e desenvolve ações de formação pela Clínica da Educação. Colabora ainda com a Associação de Socorros Médicos, o Vigilante.


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 27.01.2016 - 09:29 horas
voltar ao topo ↑