Mapa Brincar na Cidade Educadora
O Grupo de Trabalho Brincar na Cidade Educadora surgiu após um desafio lançado pelo Gabinete Coordenador da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras à cidade de Torres Vedras. Além do reconhecimento pela importância que Torres Vedras e outras cidades têm conferido a esta área de atuação, esta proposta identificou, também, por parte das 33 cidades que quiseram integrar o grupo, um grande interesse nas questões em torno do brincar.
Pretende-se então, com este questionário, identificar e mapear no território os projetos, iniciativas e programas existentes nas cidades da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, com o intuito de construir uma ferramenta que sirva de partilha de boas práticas e de repositório de projetos relacionados com o brincar um pouco por todo o país.
Os projetos que se enquadram neste mapeamento são todos aqueles cuja intencionalidade seja a de proporcionar ao público-alvo a oportunidade de aceder a espaços e tempos de brincadeira que promovam o seu desenvolvimento equilibrado a nível físico, cognitivo, social e emocional. Neste sentido, os municípios deverão introduzir apenas os projetos/iniciativas/programas que coloquem o brincar e a promoção do brincar em primeiro plano. Assim, ao invés de considerar que qualquer projeto, que envolva sobretudo crianças, tem o brincar implícito, atribuímos ao comportamento lúdico o papel e a importância que ele efetivamente possui, enquanto elemento estruturante da nossa personalidade.