Torres Vedras

Arenes - Regeneração Urbana Integrada

Dando continuidade às intervenções de requalificação urbana da cidade de Torres Vedras, a Câmara Municipal decidiu avançar com uma operação integrada de regeneração urbana centrada na zona de Arenes, tendo como objetivo central a revitalização urbana, económica e social desta antiga área industrial.

Desenvolvido no quadro do Portugal 2030, o Programa Arenes visa dar cumprimento à estratégia e aos objetivos operacionais estabelecidos para esta área aquando da delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Arenes e da definição do respetivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.Para o efeito, o Programa Arenes define um conjunto de intervenções que procuram responder, de forma integrada e articulada, às diferentes dimensões do desenvolvimento urbano da cidade, compreendendo, entre outras, ações de reabilitação e reconversão funcional do tecido edificado, de requalificação urbana dos espaços públicos, de melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, de valorização ambiental e paisagística dos espaços verdes, de conservação e valorização do património edificado e de dinamização do tecido social, económico e cultural.

 

Projetos

Equipamentos, competitividade e inovação 

  • 01 - Espaço Made in Torres Vedras – Espaço a criar nas antigas instalações do IVV, o qual visará materializar a marca Torres Vedras, e se constituirá como um espaço de promoção de ativos territoriais, onde se valorizarão e divulgarão elementos que tecem a identidade do território torriense e sejam diferenciadores ao nível da oferta turística, da qualidade de vida ou na descoberta de novos talentos e criações. Será constituído por lojas pop-up para acolhimento empresarial, salas de reunião e demonstração, auditórios e espaços expositivos, complementados por espaços de restauração diferenciadores na oferta do que Torres Vedras tem de melhor na gastronomia e nos vinhos.
  • 02 - Smart Farm Colab – Este projeto consiste na reabilitação e reconversão de um antigo armazém do IVV para a instalação no mesmo da associação Smart Farm Colab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, atualmente sedeada no polo de Dois Portos do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária). Recorde-se que esta associação, constituída em 2019, tem como missão o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras e serviços destinados à área agrícola, nomeadamente às fileiras da viticultura, da fruticultura e da horticultura.
  • 03 - Reconversão funcional dos antigos depósitos – Este projeto visa reconverter antigos depósitos do IVV para alguma forma de alojamento, nomeadamente habitacional, estudantil ou hoteleiro. Para a execução deste projeto deverá explorar-se a possibilidade de concessão ou de parceria com entidades ou promotores que se mostrem interessados.
  • 04 - Requalificação dos espaços exteriores do IVV – Com este projeto pretende-se requalificar espaços exteriores do antigo complexo industrial do IVV, convertendo-os em espaços públicos urbanos dotados de adequadas condições de fruição e de acessibilidade. Pretende-se também que esses espaços proporcionem uma ligação entre os vários projetos previstos para cada um dos edifícios do complexo.
  • 05 - Sedes da CVR, VITICERT e AATV – Este projeto visa reforçar as relações institucionais entre o Município e a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR), a Associação Nacional de Viveiristas Vitícolas | Produtores de Material Certificado (VITICERT) e a Associação de Agricultores de Torres Vedras (AATV), tendo em conta o papel destas entidades na dinamização do tecido económico do Concelho e sinergias que possam ser criadas no âmbito do desenvolvimento dos projetos Espaço Made in Torres Vedras e Smart Farm Colab.
  • 06 - Escola Superior de Saúde – Projeto que consiste na reabilitação do antigo edifício dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), para a instalação no mesmo, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Saúde. Este projeto permitirá reforçar a presença e a oferta formativa daquela instituição de ensino em Torres Vedras, bem como proporcionar condições à inovação, criação, partilha e valorização de conhecimento na área da Saúde.

  

Requalificação e valorização urbana, ambiental e patrimonial

  • 07 - Requalificação urbana da rua Cândido dos Reis – Com este projeto visa-se a requalificação deste importante eixo de entrada em Torres Vedras que se constitui como a “espinha dorsal” de Arenes. Com a intervenção a levar a cabo proceder-se-á à reconfiguração da imagem e da função desse antigo troço de estrada nacional, convertendo-o num verdadeiro eixo urbano, mediante soluções que permitam a execução de passeios, a criação de áreas de estacionamento e arbóreas e de ciclovias e a instalação de mobiliário urbano.
  • 08 - Requalificação urbana do largo da Estação e espaços envolventes – Este projeto consiste na reestruturação urbana e funcional de toda a zona envolvente à frente nascente da Estação de Caminho de Ferro de Torres Vedras, atualmente profundamente desqualificada e obsoleta, tendo como pressuposto a consolidação da referida estação como interface modal estruturante de transportes públicos, no contexto da modernização da Linha do Oeste.
  • 09 - Requalificação do corredor ecológico Choupal-Aqueduto – Este projeto, que visa dar continuidade à requalificação paisagística e ambiental já operada no Sizandro (na zona do Choupal), consistirá na realização de tratamento ambiental e paisagístico em margens deste rio, na recuperação de biodiversidade, na eliminação de espécies infestantes e na criação de percursos e ligações pedonais e cicláveis entre margens.
  • 10 - Conservação e valorização do Aqueduto de Torres Vedras – Com este projeto pretende-se proceder, com caráter de urgência, a obras de conservação e reabilitação do Aqueduto de Torres Vedras, tendo em conta o seu estado atual. A intervenção deverá ainda incluir ações que promovam a valorização e a fruição deste património cultural e a atratividade económica e turística da cidade de Torres Vedras.
  • 11 - Valorização paisagística da envolvente ao Aqueduto de Torres Vedras – Este projeto visa complementar o anterior, incidindo na envolvente do Aqueduto, de forma a promover não apenas a melhoria da sua imagem, nomeadamente por meio de iluminação monumental, mas também a melhoria das acessibilidades e as condições de visitação ao mesmo, mediante a criação de percursos e espaços de estadia.

 

Mobilidade e acessibilidade

  • 12 - Ponte pedonal e ciclável sobre a linha de caminho de ferro -  A construção desta ponte visa garantir adequadas condições de acessibilidade e segurança no atravessamento da linha de caminho de ferro, respondendo-se, em simultâneo, ao expectável aumento de fluxo de passageiros decorrente da modernização da Linha do Oeste e ao reforço da intermodalidade na respetiva área da Cidade.
  • 13 - Ponte rodoviária sobre o rio Sizandro (variante de Arenes) – Viaduto que garantirá a ligação da rotunda existente junto ao hospital SOERAD à zona do Arena Shopping. Será uma via estruturante para a resolução dos constrangimentos associados à mobilidade no centro da Cidade, reduzindo a pressão automóvel na zona do Choupal.
  • 14 - Bolsa de estacionamento intermodal de apoio à estação do caminho de ferro – Este projeto visa a criação de uma bolsa de estacionamento associada ao interface modal da estação de caminho de ferro, que contribua para a redução da utilização do automóvel particular ao promover ligações adequadas às redes de transportes públicos e de mobilidade suave.
  • 15 - Requalificação de bolsa de estacionamento de apoio ao complexo desportivo municipal – Este projeto visa melhorar as condições de funcionamento e de imagem urbana da bolsa de estacionamento em causa. Pretende-se criar um espaço com todas as condições de segurança e conforto, destinado maioritariamente ao estacionamento de veículos ligeiros, incluindo de veículos deste tipo de pessoas com mobilidade reduzida. Incluirá lugares de estacionamento para bicicletas e motociclos.

 

Habitação pública

  • 16 - Conjunto habitacional nas antigas instalações da Solusa – Este projeto consistirá na reabilitação e ampliação de um antigo complexo edificado associado à indústria vínica, atualmente em muito mau estado de conservação, conjugando a resposta aos objetivos da Estratégia Local de Habitação com os de regeneração do edificado e do contexto urbano em que se insere.
  • 17 - Reabilitação do Bairro Jardim (antigo bairro da CP) – Este projeto visa a reabilitação de todo o conjunto edificado e respetivos espaços exteriores do bairro em causa (constituído por oito conjuntos de moradias, num total de treze fogos habitacionais), mediante a sua afetação aos programas de habitação pública no quadro da Estratégia Local de Habitação.

 

Intervenções conexas ou complementares

  • 18 - Remodelação do Estádio Municipal Manuel Marques – Para a concretização deste projeto encontram-se a ser estudadas várias opções de intervenção com vista à adequação do Estádio Manuel Marques às necessidades impostas por organismos tutelares. Esta é uma ambição do Sport Club União Torreense, que tem o apoio do Município, proprietário do espaço.
  • 19 - Modernização da Linha do Oeste e requalificação do conjunto edificado da Estação – No âmbito deste projeto, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, está previsto, ao nível dos espaços exteriores, ações de melhoria dos abrigos, dos acessos ao cais e ao edifício da estação, e de reforço da segurança nas plataformas. Ao nível dos edifícios, as intervenções a levar a cabo devem, por um lado, melhorar as condições de uso e, por outro, salvaguardar o valor patrimonial dos mesmos.


Última atualização: 02.07.2024 - 18:25 horas
voltar ao topo ↑