Agenda
Prémio Internacional de Composição Darcos (3.ª Edição)
Temporada Darcos 2025
18 de julho de 2025 | sexta
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21h30
Local: Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras
Esta atividade integra o(s) programa Temporada Darcos 2025
Chegados à 3.ª edição do Prémio Internacional de Composição DARCOS, e às duas obras finalistas, a proposta lançada a todos os concorrentes foi a de apresentarem uma composição para um efetivo instrumental invulgar, piano, trompa, clarinete, dois violinos, viola-d’arco e fagote, à semelhança do Concertino de Leos Janačék (1854-1928), umas das obras mais emblemáticas da música de câmara da 1.ª metade do século XX europeu.
Dedicado ao mítico pianista checo Jan Heřman (1886-1946) e estreado a 16 fevereiro de 1926, em Brno, na Morávia, o Concertino foi escrito em 1925, entre Praga e Hukvaldy, a cidade natal do compositor.
Anos mais tarde, Janáček descreveria a sua obra nos seguintes termos: o tema do 1.º andamento, apenas para piano e trompa, é um “ouriço mal-humorado” num dia de Primavera; o do 2.º andamento, para piano e clarinete, um esquilo irrequieto que é engaiolado “para deleite das crianças”; o 3.º andamento é uma coruja e outros animais noturnos “contemplando as cordas do piano”; o 4.º e último andamento, uma discussão “como num conto de fadas”.
O Concertino de Janačék é, igualmente, o ponto de partida para o Concertino de Hukvaldy de Sérgio Azevedo (1968).
Figura destacada da sua geração, doutorado em composição pela Universidade do Minho, e professor na Escola Superior de Música de Lisboa, Sérgio Azevedo é o autor de uma série de obras relacionadas com o compositor moravo, agrupadas num ciclo intitulado Hukvaldy.
O Concertino, em estreia absoluta, é a 1.ª obra de um conjunto de peças de música de câmara.
Diz-nos o compositor que “faz referência a Janačék mas de forma oblíqua, raramente citando algo concreto ou mais do que meramente fragmentário (. . .) é o espírito dessas obras e a minha visão das mesmas que se junta à minha própria música de forma inextrincável, produzindo uma música nova que, de certa forma, comunica através do tempo com um passado que é, para mim, muito presente”.
De notar o III Andamento, Música de Coreto (Nas termas de Luhačovice), a cidade termal onde Janačék passava longas temporadas, e onde uma parte importante da sua produção musical foi escrita, bem como o IV andamento, À procura da Raposa (Leoš), alusão à ópera A Raposinha Matreira (1923).
Programa
L. Janačék (1854 – 1928)
Concertino
I. Moderato
II. Più mosso
III. Con moto
IV. Allegro
2 obras finalistas a concurso
S. Azevedo (n. 1968)
Concertino de Hukvaldy - estreia absoluta
I. 1. Fanfary
II. 2. Presto (Um esquilo!)
III. 3. Música de Coreto (Nas termas de Luhačovice)
IV. 4. À procura da Raposa (Leoš)
Nuno Côrte-Real direção musical
ENSEMBLE DARCOS
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras, Teatro-Cine de Torres Vedras e Darcos - Associação Cultural
Atividade Gratuita