Acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril
A Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, foi intervencionada ao nível das suas condições de acessibilidade física e circulação pedonal. O objetivo foi promover a mobilidade suave como modo preferencial de deslocação em contexto urbano e assegurar uma efetiva equidade no acesso e fruição dos espaços e edifícios públicos.
A operação “Acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril” compreendeu um conjunto de ações de eliminação de barreiras arquitetónicas, alargamento de passeios, introdução de rampas, corrimãos e pavimentos confortáveis e relocalização de mobiliário urbano.
O espaço na frente do edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça foi transformado numa zona de carácter pedonal, sendo apenas permitida a circulação de transportes públicos de circuito urbano e veículos de emergência. Com a eliminação da zona de estacionamento e dos contentores de resíduos, foi criado um espaço livre de barreiras arquitetónicas, com pavimento estruturado para que, através de diferentes texturas, se torne facilmente apreensível para invisuais.
O acesso ao Museu Municipal Leonel Trindade, em funcionamento no Convento de Nossa Senhora da Graça, passou a realizar-se por uma plataforma de entrada com escadas e rampa, que permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Em torno do Jardim da Graça foram suprimidas bolsas de estacionamento e redesenhados os eixos de circulação viária, criando uma cinta de circulação pedonal. Nos arruamentos a poente e norte do jardim, mantém-se o uso existente, com uma via de circulação de apoio ao hotel, estacionamento e parque de táxis. Na via a nascente da Praça 25 de Abril, a bolsa de estacionamento foi anulada, sendo criadas zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, para idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo, para bicicletas e para motociclos e uma zona de paragem de autocarros urbanos, turísticos e de aluguer de apoio ao Museu e à Igreja.
No interior do jardim as intervenções foram pontuais, procurando resolver as questões de mobilidade. Sempre que possível, as escadas foram convertidas em rampas. Nas situações em que o declive existente obrigou à manutenção de escadas, estas foram requalificadas, adaptando-se o seu passo às dimensões regulamentares e equipando-as com corrimãos. Nas situações de degraus isolados, foi usada a extensão dos braços de acesso em calçada para nivelar o pavimento.
No âmbito da estratégia de mobilidade inclusiva, foi realizada a demarcação das zonas de circulação e de atravessamento dos eixos viários com sinalética táctil própria para invisuais. Complementando esta estratégia, foi ainda instalado um mapa táctil na Praça 25 de Abril. Este mapa contém informação gráfica relativa à planta do centro histórico da Cidade, à planta do espaço da Praça da República e aos alçados do Convento de Nossa Senhora da Graça, informação essa que é complementada por legendas e informação adicional em texto corrente e em braille.
Para além do condicionamento de trânsito em frente ao edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça, a alteração do sentido de trânsito da Rua Brigadeiro Neves Costa, no tardoz daquele edifício, permitiu reduzir a intensidade de tráfego na via que se manteve na Praça 25 de Abril.
Sublinhe-se que o projeto, que decorreu no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da OesteCIM, não contemplou o abate de árvores.
Números
Código do projeto: CENTRO-09-1406-FEDER-000072
Data de aprovação: 01-10-2020
Data de início: 01-09-2020
Data de conclusão: 07-06-2021
Investimento total: 300.179,75 € (IVA incluído)
Investimento elegível comparticipado: 235.294,12 €
Apoio financeiro da União Europeia: 200.000,00 €
Apoio financeiro público nacional: 64.885,63 €
Apoio financeiro: 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Projeto: Câmara Municipal de Torres Vedras
Legenda do mapa
1 - Piso contínuo em torno do jardim
2 - Praça de táxis
3 - Melhoria das condições de acessibilidade ao interior do jardim:
- Substituição de degraus por rampa
- Colocação de corrimãos
- Correção de obstáculos
4 - Percurso pedonal alargado em torno do jardim, com inclusão de mobiliário urbano
5 - Acesso nivelado ao Museu Municipal Leonel Trindade e à Igreja de Nossa Senhora da Graça
6 - Circulação viária em frente ao Convento apenas para serviços públicos:
- Bombeiros
- Ambulâncias
- TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras
- Veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU)
7 - Alargamento de passeios e sinalização para pessoas com deficiência visual
8 - Plataforma única sem obstáculos à mobilidade:
- Zona de coexistência de peões e automóveis
9 - Estacionamento prioritário:
- Mobilidade condicionada
- Grávidas
- Pessoas acompanhantes de crianças de colo
- Seniores
10 - Zona de estacionamento de bicicletas
11 - Zona de estacionamento de motas
12 - Paragem de TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras
Outros projetos financiados por CENTRO 2020:
- PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local
- Paragens de chegada e confluência - Sedes de freguesia
- Programa Municipal de Habitação Social - Fase 2
- Escola Básica de Póvoa de Penafirme
- Paragens de Chegada e Confluência - Fase 2 - Terminal Rodoviário
- Reabilitação do espaço envolvente aos bairros da Floresta, Reis e Barreto
- Somos Comunidade
- Requalificação Paisagística e Ambiental da Vala dos Amiais
- Rede de Percursos Pedonais de Torres Vedras
- Substituição de coberturas com amianto nos edifícios escolares
- Programa Municipal de Habitação Social – Fase 1
- Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal
- Centro Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras
- Polo Social e Cultural
- Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial
- Requalificação do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal
- Rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras
- Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego
- Reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal - CAC
- Requalificação do Miradouro Meia Laranja
- Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real
- Paragens de Chegada e Confluência - Fase 1
- Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável
- Requalificação da unidade de saúde da Ventosa
- Escola Básica de São Pedro da Cadeira
- Escola Básica Carlos Bernardes
- Extensão da rede de "bikestations" da Cidade
- Porta do Bairro
- Escola Básica de Ramalhal
- Castro do Zambujal – Projeto de Valorização
- Conservação e restauro do teto da Igreja de São Pedro
- Loja do Cidadão de Torres Vedras