Rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras
PAMUS.03 – Rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras
Projeto executado
Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.
No âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras) e do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável), a rede de ciclovias de Torres Vedras foi alargada.
De referir que esta rede foi pensada para servir, essencialmente, viagens casa-trabalho ou casa-escola, procurando conciliar as condições de segurança para os ciclistas com a proximidade necessária com locais de destino das viagens.
A implementação deste alargamento da rede de ciclovias da cidade de Torres Vedras, que tem uma longa tradição associada ao ciclismo, irá contribuir desde logo para uma maior utilização da bicicleta nos modos de deslocação da população e para uma cidade mais segura, uma vez que parte significativa das ciclovias são implantadas em vias que estão atualmente afetas à circulação rodoviária, em eixos que estão sobredimensionados para a procura rodoviária que apresentam, mitigando assim o excesso de velocidade na circulação dos veículos motorizados.
O conceito e a definição dos corredores que integram a rede de ciclovias de Torres Vedras assentam na premissa da promoção da ligação aos principais polos geradores de viagens, como o terminal rodoviário, os principais equipamentos escolares, de saúde e desportivos e as principais vias comerciais fora do centro histórico.
O objetivo principal na conceção e desenho da ampliação desta rede de ciclovias foi o de assegurar condições de acessibilidade, comodidade, conforto e segurança de forma a criar uma maior atratividade para a sua utilização.
As artérias de Torres Vedras abrangidas pela sua rede de ciclovias são: Avenida da Liberdade, Rua do Clube de Ténis, Rua António Leal d’Ascensão, Rua Vítor Cesário da Fonseca, Rua Maria Barreto Bastos, Rua Campo da Várzea, Rua Luís Augusto Albino, Rua Raimundo Porta, Rua São Gonçalo de Lagos, Rua António Batalha Reis, Rua Santos Bernardes, Rua Dr. Ricardo Belo, Rua dos Bombeiros Voluntários, Rua António Augusto Cabral, Rua Dr. Mário Sousa Dias, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, Rua Venerando Matos e Rua Ana Maria Bastos.
A rede de ciclovias de Torres Vedras é composta por três tipos de ciclovias que diferem entre si pelo nível de segregação em relação à circulação rodoviária: corredor segregado da faixa de circulação automóvel implantado na plataforma da via e devidamente demarcado, podendo ser unidirecional ou bidirecional; corredor implantado ao nível do passeio e segregado da zona de circulação pedonal; e corredor partilhado com veículos motorizados com velocidade controlada de 30Km/h.
De referir que a promoção de uma mobilidade mais sustentável, através do uso da bicicleta, contribui para a melhoria da saúde pública e do ambiente urbano, designadamente pelo incentivo à transferência do modo de transporte individual motorizado para o modo ciclável, o que concorre para a redução do consumo de energia primária e para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e de poluentes atmosféricos.
NÚMEROS
Projeto: TISPT, Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas
Data de aprovação da candidatura: 08-02-2018
Data de início da operação: 07-08-2017
Data de conclusão da operação: 31-12-2019
Custo total do investimento: 466.514,20 € (inclui as componentes de Estudos, Pareceres, Projetos e Consultoria e Construções diversas)
Custo total elegível: 466.514,20 €
Apoio financeiro da União Europeia: 396.537,07 € pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Outros projetos financiados por CENTRO 2020:
- PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local
- Paragens de chegada e confluência - Sedes de freguesia
- Programa Municipal de Habitação Social - Fase 2
- Escola Básica de Póvoa de Penafirme
- Paragens de Chegada e Confluência - Fase 2 - Terminal Rodoviário
- Reabilitação do espaço envolvente aos bairros da Floresta, Reis e Barreto
- Somos Comunidade
- Requalificação Paisagística e Ambiental da Vala dos Amiais
- Rede de Percursos Pedonais de Torres Vedras
- Substituição de coberturas com amianto nos edifícios escolares
- Programa Municipal de Habitação Social – Fase 1
- Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal
- Centro Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras
- Acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril
- Polo Social e Cultural
- Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial
- Requalificação do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal
- Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego
- Reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal - CAC
- Requalificação do Miradouro Meia Laranja
- Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real
- Paragens de Chegada e Confluência - Fase 1
- Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável
- Requalificação da unidade de saúde da Ventosa
- Escola Básica de São Pedro da Cadeira
- Escola Básica Carlos Bernardes
- Extensão da rede de "bikestations" da Cidade
- Porta do Bairro
- Escola Básica de Ramalhal
- Castro do Zambujal – Projeto de Valorização
- Conservação e restauro do teto da Igreja de São Pedro
- Loja do Cidadão de Torres Vedras