Requalificação Paisagística e Ambiental da Vala dos Amiais

Fotografia da zona de estadia instalada no âmbito da Requalificação Paisagística e Ambiental da Vala dos Amiais.

PARU.05 – Requalificação paisagística e ambiental da Vala dos Amiais

Projeto executado

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU

O projeto de requalificação paisagística e ambiental da Vala dos Amiais integra-se no projeto de requalificação urbana e paisagística do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal, desenvolvendo-se entre os terrenos do Intermarché e a passagem hidráulica situada na rotunda existente junto à Ermida de Nossa Senhora do Ameal.

De referir que a Vala dos Amiais é uma linha de água que recolhe as águas de uma bacia de drenagem com mais de 1.076 ha, fazendo ela própria parte da bacia hidrográfica do rio Sizandro, onde desagua a jusante do Parque do Choupal.

A intervenção centrou-se numa forte componente de valorização ambiental e de naturalização do espaço arborizado. Para isso, a intervenção na linha de água foi ligeira, mantendo o seu aspeto naturalizado e a vegetação ripícola existente e eliminando a vegetação infestante nas margens e leito da vala. Procedeu-se também à plantação e sementeira de mais vegetação característica da galeria ripícola.

Com o intuito de realizar uma ligação entre as duas margens da Vala dos Amiais e dar continuidade ao percurso que se inicia no lado da estrada adjacente ao Centro de Artes e Criatividade, esta intervenção contemplou uma ponte pedonal. A nascente e sul desta ponte foi criada uma zona de estadia e de lazer, com mesas e bancos sombreados com pérgulas, aparelhos de exercício e recreio para crianças, jovens e adultos e foram instalados alguns bancos na zona relvada.

A intervenção visou cumprir dois propósitos estratégicos: por um lado, completar a operação de requalificação urbana e paisagística de toda a envolvente ao antigo Matadouro Municipal, atual Centro de Artes e Criatividade, consolidando o papel deste equipamento enquanto motor da regeneração urbana desta área da Cidade e gerador de uma nova centralidade urbana; e, por outro, consolidar a estrutura ecológica urbana da Cidade, assegurando a continuidade do corredor ecológico que se desenvolve a partir do Parque do Choupal.

Este projeto assume-se como um instrumento para a “recuperação, expansão e valorização de sistemas e estruturas ecológicas urbanas e infraestruturas verdes”, alinhando-se com as estratégias de desenvolvimento urbano sustentável nacionais e europeias que colocam hoje a regeneração urbana como instrumento essencial de revitalização das cidades, nas suas dimensões urbana, ambiental, social e económica.

O projeto integra o PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) e o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

NÚMEROS

Área de intervenção: Cerca de 10.920 m2

Projeto: Área de Projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras e GEE – Gabinete de Engenharia Eletrotécnica, Lda

Data de aprovação da candidatura: 27-12-2017