Reabilitação do espaço envolvente aos bairros da Floresta, Reis e Barreto

Imagem do anfiteatro

PARU.08 – Reabilitação do espaço público envolvente aos bairros Floresta, Reis e Barreto

Operação executada

Esta operação integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana – PARU

O espaço público envolvente aos bairros Floresta, Reis e Barreto, em Torres Vedras, foi intervencionado.

Esta intervenção desenvolveu-se numa encosta de declive acentuado que estabelece a ligação entre os referidos bairros. Com este projeto pretendeu-se criar condições de atravessamento de todo o espaço de intervenção respetivo e interligar os bairros da Floresta, Reis e Barreto, mas, também, permitir o acesso aos vários equipamentos propostos para a respetiva área.

Tendo em conta as referidas características topográficas, optou-se por criar um acesso direto e linear, em escadaria, definido por um eixo, atravessando todo o espaço de intervenção.

A escadaria inicia-se na zona mais baixa, com vários lances de escada que conduzem a uma praça intermédia. A envolver esta praça, a norte, foi construído um anfiteatro, o qual proporciona uma ampla vista sobre a Cidade.

Este espaço permite a realização de diversas atividades ao ar livre, organizadas ou informais, e ainda o apoio direto ao Pólo Social e Cultural.

Para além do acesso por meio da escadaria, esta praça conta com dois acessos por rampa. Um deles permite uma ligação direta, praticamente de nível, enquanto o outro permitirá também a interligação entre a praça e o espaço expositivo do Pólo Social e Cultural, sendo que nesse acesso existirá um elevador que facultará o acesso a pessoas de mobilidade condicionada.

A acompanhar o anfiteatro e no seguimento das escadas que ligam a praça central à zona mais baixa, construiu-se uma escadaria que leva a uma plataforma superior, que se formaliza numa pequena praça definida por muretes e envolvida por canteiros de plantas ornamentais. Nesta praça foi criada uma zona de estadia com a plantação de árvores e a instalação de mesas e bancos. Foram também criados nessa zona quatro lugares de estacionamento. Esta praça serve também de apoio aos vários equipamentos sociais existentes na proximidade e que são destinados à população mais idosa daqueles bairros.

De referir que este projeto previu um conjunto de medidas, transversais a todas as soluções preconizadas, que visam a sustentabilidade ambiental, mais concretamente no que concerne à questão da permeabilização.

A área abrangida pela intervenção é composta na sua maioria por vegetação. Os taludes resultantes da intervenção e que fazem a ligação entre os vários níveis altimétricos propostos foram revestidos com estrato herbáceo e arbustivo com métodos de hidrossementeira. Foram ainda plantados alguns elementos arbóreos que reforçam a configuração pretendida para o espaço de intervenção e que permitem criar zonas de sombra junto a alguns locais onde é possível uma estadia informal.

A mancha de vegetação que se instalou neste espaço contribuirá de forma significativa para fomentar o sistema contínuo ecológico, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da estrutura ecológica urbana, através do aumento da biodiversidade, do escoamento hídrico, da qualidade do ar e do conforto bioclimático, potenciando ao mesmo tempo a multifuncionalidade da paisagem urbana.

Este projeto integra o PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana) e está igualmente no âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano).

NÚMEROS

Área de intervenção: Cerca de 2.450 m2

Projeto: Rodrigo Gregório e Manuel Caldeira, Serviços de Engenharia, Lda

Data de aprovação da candidatura: 29-06-2018