Paragens de Chegada e Confluência - Fase 1
PAMUS.07 – Paragens de Chegada e Confluência, Fase 1
Projeto executado
Esta operação integra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável - PAMUS.
O projeto de instalação de paragens de chegada e confluência de transportes públicos em Torres Vedras integra o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras) bem como o PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).
Este projeto consistiu na construção de 12 Paragens de Chegada e Confluência em locais estratégicos de Torres Vedras, onde ocorrem volumes significativos de transbordo de passageiros entre diferentes modos de transporte ou entre veículos do mesmo modo:
- Rua Maria Barreto Bastos
- Rua Teresa de Jesus Pereira
- Praceta Calouste Gulbenkian
- Avenida General Humberto Delgado
- Centro Comercial Arena Shopping
- Centro de Artes e Criatividade
- Rua Principal da Boavista-Olheiros
- Rua Fernando Barros Ferreira Leal
- Rua Dr. Ricardo Belo
Na escolha dessas localizações foram tidos em conta aspetos como a afluência de utilizadores e a criação de acessibilidade a utilizadores com mobilidade reduzida.
Enquanto interfaces de transporte, essas paragens desempenham um papel determinante no funcionamento de um sistema de transportes intermodal e garantem que a ligação entre os diferentes modos de transportes se processe: de forma acessível a todos os cidadãos, incluindo cidadãos com mobilidade condicionada; de forma rápida e sem perdas de tempo significativas no transbordo; e com condições de conforto e segurança para o passageiro.
O projeto de arquitetura respetivo apresenta uma solução de desenho modular e tem por base um cubo com dois metros e meio de lado, vazado no seu interior, capaz de ser facilmente replicado, de combinação simples, e associações variadas. É construído com recurso à pré-fabricação, em betão pintado e envidraçados com caixilhos e serralharias, de chapa de aço galvanizado e pintado, permitindo uma baixa manutenção na sua conservação e longevidade, contribuindo assim para o reforço da identidade do local e referência urbana na Cidade.
A conceção flexível do equipamento, associada à escolha criteriosa de cada localização e à configuração de cada uma das plataformas, consegue promover a integração com as funções urbanas envolventes, beneficiando a vivência dos espaços exteriores do interface bem como o edificado próximo.
O desenho das plataformas oferece a oportunidade de criar lugares visualmente atraentes, seguros, acessíveis, funcionais e que proporcionam uma marca de identidade na cidade, de forma a incutir nos cidadãos uma cultura de mobilidade baseada na utilização de modos de deslocação mais sustentáveis e eficientes, como o transporte público, a deslocação a pé ou de bicicleta.
Assegurando um nível de conforto mais elevado que uma paragem de autocarro corrente, é oferecido ao utilizador um espaço de espera amplo, com lugares sentados, em que se por um lado está resguardado das intempéries, por outro mantém a visibilidade para o exterior, garantindo a estrutura níveis de segurança, por meio dos painéis de vidro.
É também uma mais-valia para o utilizador a criação de condições para a instalação de novas tecnologias, nomeadamente as condições para acesso à internet e carregamento de dispositivos móveis. É disponibilizado equipamento de estacionamento de bicicletas privadas, incentivando à utilização dos modos suaves, em complementaridade aos transportes públicos.
Relacionado com a operação Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real, as paragens ficarão dotadas com painéis de informação de todo o sistema público de transportes e mobilidade da cidade de Torres Vedras, bem como da informação sobre o tempo que falta para a chegada dos próximos autocarros e o seu destino.
As referidas plataformas são elementos urbanos entendidos como instrumentos para o cumprimento dos objetivos e metas de redução das emissões de carbono e outros gases com efeitos de estufa, nomeadamente nas zonas urbanas.
NÚMEROS
Data de aprovação da candidatura: 28-09-2017
Data de início da operação: 25-05-2017
Data de conclusão da operação: 08-11-2019
Custo total do investimento: 359.540,98 € (inclui as componentes de Estudos, Pareceres, Projetos e Consultoria e Construções diversas)
Custo total elegível: 359.540,98 €
Apoio financeiro da União Europeia: 305.609,83 € pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Outros projetos financiados por CENTRO 2020:
- PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local
- Paragens de chegada e confluência - Sedes de freguesia
- Programa Municipal de Habitação Social - Fase 2
- Escola Básica de Póvoa de Penafirme
- Paragens de Chegada e Confluência - Fase 2 - Terminal Rodoviário
- Reabilitação do espaço envolvente aos bairros da Floresta, Reis e Barreto
- Somos Comunidade
- Requalificação Paisagística e Ambiental da Vala dos Amiais
- Rede de Percursos Pedonais de Torres Vedras
- Substituição de coberturas com amianto nos edifícios escolares
- Programa Municipal de Habitação Social – Fase 1
- Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal
- Centro Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras
- Acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril
- Polo Social e Cultural
- Núcleo de Incubação Social, Artística e Empresarial
- Requalificação do espaço público envolvente ao antigo Matadouro Municipal
- Rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras
- Sistemas Inteligentes de Controlo de Tráfego
- Reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal - CAC
- Requalificação do Miradouro Meia Laranja
- Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real
- Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável
- Requalificação da unidade de saúde da Ventosa
- Escola Básica de São Pedro da Cadeira
- Escola Básica Carlos Bernardes
- Extensão da rede de "bikestations" da Cidade
- Porta do Bairro
- Escola Básica de Ramalhal
- Castro do Zambujal – Projeto de Valorização
- Conservação e restauro do teto da Igreja de São Pedro
- Loja do Cidadão de Torres Vedras