Torres Vedras

Agenda

O ouriço-do-mar e o Oceano

Até 25 de agosto 2021 | 10h00 às 13h00 | 14h00 às 20h00

Oficina infantojuvenil O ouriço-do-mar e o Oceano

Evento já ocorrido

Local: Página de Facebook Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

O litoral de Torres Vedras, com cerca de 20 km de extensão, é particularmente rico em caraterísticas geoecológicas, apresentando um interessante perfil costeiro, de praias rochosas e arenosas, arribas e dois importantes sistemas dunares. Esta zona costeira apresenta habitats rochosos favoráveis à presença do ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus) e de muitas outras espécies marinhas.

Nas últimas décadas, a procura por este produto muito apreciado a nível gastronómico tem elevado o esforço de apanha pelos pescadores e populações locais que, aliado a outras
ameaças antrópicas, contribui para a diminuição da quantidade de ouriços-do-mar. Além dos ouriços-do-mar, muitas outras espécies que habitam o Oceano, precisam ser protegidas para se proteger o Oceano!

A captura de animais marinhos ainda juvenis é uma das principais ameaças à biodiversidade marinha. Com a construção do ouriço-do-mar e a utilização da régua de tamanhos minimos de captura, pretende-se sensibilizar e dar a conhecer o tamanho mínimo legal de captura das espécies marinhas e a sensibilizar a conservação do oceano.

Será disponibilizado kits para oferecer na Biblioteca de Praia. Cada KIT será constituido por diferentes materiais a serem utilizados nesta oficina. Será desenvolvido um vídeo/tutorial sobre esta oficina para apoiar o desenvolvimento da mesma.


Nota: O kit deverá ser levantado na Biblioteca de Praia de Santa Cruz.

 


Atividade Gratuita


Lotação: 30

De 7 de julho a 18 de agosto, os serviços educativos municipais dinamizam oficinas online para os mais novos. Ao todo são oito atividades promovidas pelos serviços educativos da Biblioteca Municipal de Torres Vedras, da Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, do Museu Municipal Leonel Trindade, do Centro de Educação Ambiental, do Robótica para Todos, do Quero ser Cientista e Serviço Educativo da Água.
 
Para cada oficina serão disponibilizados 30 kits com os materiais necessários, que devem ser levantados na Biblioteca de Praia de Santa Cruz. Para obter o kit inscreva-se através do telefone 261 933 543 ou do e-mail bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt.

Biblioteca de Praia de Santa Cruz
Rua Dr. Esteves de Oliveira, Santa Cruz
261933543
bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt
Segunda-feira a sábado: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 20h00 (1 de julho a 31 de agosto) 

Última atualização: 23.08.2021 - 12:25 horas
voltar ao topo ↑