Torres Vedras

Agenda

Apresentação do livro “Árvore do Tempo”, de Manuela Tavares e Marina Palácio

9 de novembro de 2024 | sábado | 15h30 às 17h00

Leitura infantojuvenil capa_Árvore_do_tempo_marina_palácio

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Destinatários: Famílias com crianças maiores de 5 anos

Esta atividade integra o(s) programa Ao Sabor dos Sábados

«Árvore do Tempo» é um conto para leitores de todas as idades, com texto de Manuela Tavares e ilustração de Marina Palácio, publicado pelas “edições o Vento e o Lobo”, em agosto de 2023.

Uma história sobre um país imaginário constituído só por plantas em que tudo parece harmonioso. Mas por uma forte razão, sete plantas ganham a condição de caminhar e partem numa demanda ao mundo da espécie humana que se relaciona com os solos e as plantas através de práticas agrícolas nem sempre de maneira equilibrada. Vivem uma grande aventura com permanentes surpresas e sobressaltos, colocando estas intrépidas viajantes à prova, e a uma constante aprendizagem. Uma caminhada pode ser uma pequena cruzada, e é neste sentido, que o livro ilustrado "Árvore do Tempo" é um canto poético ideal para ser lido em voz alta permitindo um olhar para a conservação dos solos e ecossistemas. No final do livro contém alguma informação sobre o recurso natural, solo, bem como sobre as plantas protagonistas pretendendo ampliar o interesse e o conhecimento sobre estas matérias. É um livro performativo que permite ao leitor ser também ilustrador usando o solo como pigmento natural nas páginas ilustradas.

 

Biografia 

Maria Manuela Tavares da Silva

Nascida em Lisboa em 1961

Licenciada em Arquitetura Paisagista e Planeamento do Território.

O seu percurso abrange várias vertentes desde a elaboração de projetos de arquitetura paisagista e planeamento do território, passando também pelo ensino, “lecionando a convite no Instituto de Agronomia de Lisboa / ISTCE”, desenvolvimento e elaboração de estudos estratégicos na área do Ordenamento e Ambiente, sendo atualmente quadro técnico do Ministério da Agricultura.

Desde muito cedo que tem uma ligação especial com a escrita e com as vivências em meio rural.

Assume a sua preferência pela expressão poética, mas aprecia todos os estilos de comunicação artística.

 

Marina Palácio

Nasceu em Lisboa em 1971. Poeta-naturalista e amante de livros, lobos, pássaros, árvores e de silêncio. Ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e arte-educadora das «Oficinas de Leitura e Criatividade - Educação pelo Livro, Arte e Natureza» (desde 2009).

Criou em 2022 as “edições o Vento e o Lobo!” para leituras poéticas, naturalistas/selvagens/silvestres e sensíveis, no sentido de desenvolver os seus projetos literários e gráficos. Esta comunicação poética que estabelece ao longo dos anos com os seres vivos, que lhe permite descobrir histórias da fauna, flora e outras formas de vida, nas madrugadas e nos crepúsculos.

São propostas de Leituras para a Paz, ajudando na comunicação poética e empática entre a espécie humana e restantes seres vivos, permitindo potenciar sentimentos de pertença e ativismo regenerador no interior e exterior dos leitores para uma coexistência com o mundo mais gentil, sagrada e sustentável.

Info e Inscrições: bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt | 261 320 747


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Esta atividade contribui para o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
    
Última atualização: 02.09.2024 - 15:02 horas
voltar ao topo ↑