Agenda
POTLATCH ou a pequena diferença
Exposição de Pintura e Escultura, de José Batista Marques
Até 20 de abril 2013
Evento já ocorrido
Potlatch é uma troca/dádiva, entendida como movimento de intenção recíproca entre duas partes ou então cedência de um serviço ou de uma coisa como contrapartida de uma outra, é a regra fundamental de toda a relação social.
A exposição é composta por um conjunto de trabalhos de pintura e escultura.
O tema central da exposição é um olhar contemporâneo para a ancestral prática cerimonial de algumas comunidades indígenas de diferentes regiões do planeta - potlatch. Diversos antropólogos, desde Franz Boas, Malinowski, e particularmente Marcel Mauss no seu "Essai sur le don: forme et raison de l'échange dans les societés archaiques" (Ensaio sobre a dádiva), atribuíram um lugar central à instituição do potlatch na evolução das sociedades humanas, vendo nela um período de transição em que aparecem ou se renovam as diferenciações hierárquicas, a individualização da autoridade, as premissas do direito contratual, ou ainda, a particularização dos cultos.
Num momento de profundas mudanças económicas e sociais, há que apresentar uma proposta-base para agir na construção do futuro. Nessa perspetiva e segundo Bourdieu é indispensável, a quem quiser compreender adequadamente a dádiva, afastar-se não só da filosofia da consciência, que considera como princípio de toda ação uma intenção consciente, mas também do economicismo que não conhece outra economia que a do cálculo racional e do interesse reduzido ao puro interesse económico.
A possibilidade de desenvolvimento nas sociedades pode sempre assentar no equivalente à revolução simbólica que existe na prática do potlatch, que se baseia numa refutação do económico (em sentido estrito), em benefício de uma acumulação do capital simbólico (como capital de reconhecimento, honra, nobreza, prestígio, mérito, etc.), e que se efetua, sobretudo, através das trocas de dons, de palavras, de desafios, de artefactos e sobremaneira de objetos artísticos. Reafirmando as ideias de Mauss sobre essa possibilidade de desenvolvimento da generosidade, o caminho do futuro assenta, uma vez mais, no conceito de cultura da dádiva.
Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras
Praça do Município- Torres Vedras
Telefone: 261 334 042
galeria@cm-tvedras.pt
Inauguração: 23 março, às 16h00.
Atividade Gratuita