Torres Vedras

Agenda

Massimo Spadano & Ensemble Darcos

Temporada Darcos 2025

Até 15 de março | 18h30

Música Massimo Spadano

Evento já ocorrido

Local: Museu do Dinheiro, Lisboa

Esta atividade integra o(s) programa Temporada Darcos 2025

De forte pendor imagético, com um excecional sentido da dramatização e colorido orquestral, o humorado poema sinfónico Till Eulenspiegel lustige Streiche[As Alegres Travessuras de Till Eulenspiegel], op.28, de Richard Strauss (1864-1949), narra as desventuras de Till, figura irreverente do folclore medieval alemão, aqui personificado por 2 motivos melódicos: um heróico ascendente (tocado pela trompa) e outro curto, qual gargalhada (tocado pelo clarinete). Após sucessivos episódios, Till é capturado, julgado e enforcado.

Escrito entre 1894-95, seria estreado a 6 de maio de 1895 pela Orquestra Gürzenich de Colónia, sob direção de Franz Wülner (1832-1902). Neste concerto ouviremos Till Eulenspiegel einmal anders! [Um outro Till Eulenspiegel!], adaptação do poema sinfónico original para violino, clarinete, trompa, fagote e contrabaixo, da autoria de Franz Hasenoehrl (1885-1970), que a apelidou de grotesco musical e a estreou em 1954.

Natural de São João da Madeira, e licenciado em Composição pela Escola Superior de Música do Porto, Nuno Peixoto de Pinho (1980) foi o vencedor da 2ª edição do Prémio DARCOS 2024. Para clarinete solista, A Dança do Velho Lobo é dedicada ao avô, “homem vivo e enérgico que luta, sofre, ama e vence”.
A obra está estruturada à volta de três elementos orgânicos: Vida, Recordar e Evolução, evocativos da adolescência e passado recente do compositor.
Nesta deambulação biográfica, de discursividade musical de forte predominância rítmica e agressividade tímbrica, chegam-nos ecos do grupo rock Metallica e, por último, do compositor espanhol Mauricio Sotello (1961), confessada influência musical de Peixoto do Pinho.

Dedicado à imperatriz Maria Teresa de Bourbon (1772-1807), que nutria uma singular predileção por música com sete instrumentos, o Septeto em Mi bemol maior, op. 20, de Ludwig van Beethoven (1756-1791) foi concluído em meados de 1800 e estreado a 2 de abril desse ano, no Hoftheater de Viena, num concerto que incluiu a 1ª audição da Sinfonia no. 1, op.21.
Organizado em 6 andamentos, para um ensemble de instrumentos peculiar, violino e clarinete (verdadeiros protagonistas ao longo da obra), fagote, trompa, viola, violoncelo e contrabaixo, apresenta uma verve melódica, própria do universo estilístico do classicismo vienense do século XVIII, ainda longe da linguagem disruptiva, de pendor romântico, que caraterizaria a música de Beethoven e revolucionaria o panorama musical europeu do século XIX.

Programa

R. Strauss (1864 – 1949)
Till eulenspiegel einmal anders!
(Arr. Franz Hasenoehrl)

N. Peixoto de Pinho (n. 1980)
A dança do velho lobo

L. V. Beethoven (1756 – 1791)
Septeto em Mib Maior, op. 20
I. Adagio - Allegro con brio
II. Adagio cantabile
III. Tempo di minuetto
IV. Tema con variazione - Andante
V. Scherzo. Allegro molto e vivace
VI. Andante con moto alla marcia

Massimo Spadano violino

ENSEMBLE DARCOS

 

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras, Teatro-Cine de Torres Vedras e Darcos -Associação Cultural. 


Preço: Gratuito, mediante levantamento de bilhetes 15 min. antes

Última atualização: 13.03.2025 - 15:04 horas
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