Torres Vedras

Editais Câmara Municipal

Edital N.º 151/2023 - Torres de Livros - Concurso Municipal de Leitura de Torres Vedras - Normas de participação da 1ª edição

Download do edital original

EDITAL N.º 151/2023

TORRES DE LIVROS - CONCURSO MUNICIPAL DE LEITURA DE TORRES VEDRAS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO DA 1.ª EDIÇÃO

LAURA MARIA JESUS RODRIGUES, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras:

TORNA PÚBLICO, para cumprimento do disposto no art.º 158.º, do Código do Procedimento Administrativo e do art.º 56.º da Lei n.º 75/2013, de 12/09, ambos na sua atual redação, que a câmara municipal, na sua reunião de 05/12/2023, deliberou aprovar as Normas de Participação referente à 1.ª Edição do TORRES DE LIVROS - Concurso Municipal de Leitura de Torres Vedras, que irá decorrer entre os dia 7 de dezembro de 2023 e 12 de março de 2024, dia da Final Municipal.

MAIS TORNA PÚBLICO que o texto integral das citadas normas se encontra disponível, para consulta, no site da câmara municipal, nas sedes das juntas de freguesia e no edifício multisserviços da câmara municipal.

POR ÚLTIMO TORNA PÚBLICO que a ata da citada reunião foi aprovada em minuta, nos termos do n.º 3, do art.º 57.º, da Lei n.º 75/2013, de 12/09, na sua atual redação, a fim de surtir efeitos imediatos.

PARA CONSTAR e devidos efeitos, se publica o presente edital e outros de igual teor, que vão ser afixados nos lugares públicos do costume.

E eu, Catarina Lopes Avelino, Chefe de Divisão Administrativa, o subscrevi.      

Torres Vedras, 12 de dezembro de 2023

A Presidente da Câmara Municipal,

Laura Maria Jesus Rodrigues

TORRES DE LIVROS – CONCURSO MUNICIPAL DE LEITURA

TORRES VEDRAS – 2023 | 2024 

NORMAS DE PARTICIPAÇÃO 

A 1.ª Edição do Concurso Municipal de Leitura de Torres Vedras (CMLTV) decorre entre o dia 7 de dezembro de 2023, data oficial de abertura, e o dia 12 de março de 2024, dia da final municipal.

Cabe à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, e aos parceiros, na iniciativa, o desenvolvimento do Concurso Municipal de Leitura, ao longo de duas fases consecutivas:

• Fase Escolar

• Fase Municipal 

A Biblioteca Municipal de Torres Vedras articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A participação no concurso está aberta aos alunos das escolas do concelho de Torres Vedras das redes pública e privada.

As escolas do concelho de Torres Vedras regem-se pelas presentes normas de participação.

1.OBJETIVO

O objetivo principal do Concurso Municipal de Leitura é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora, leitura em voz alta e os hábitos de leitura. 

2.DESTINATÁRIOS

São destinatários do CMLTV os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, do ensino público e privado. As escolas do ensino particular e cooperativo, que pretendam participar no CMLTV deverão contactar a Biblioteca Municipal de Torres Vedras para garantirem a sua participação. 

3.FASES DO CONCURSO

3.1. Fase Escolar: 

Esta fase engloba as provas nas escolas/agrupamentos de escolas do município de Torres Vedras, sendo a seleção dos apurados da responsabilidade da escola/ agrupamento de escolas.

Nesta fase, as escolas/agrupamentos constituem um júri a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores de cada agrupamento/ escola privada em cada um dos níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário).

Estes vencedores competirão a nível municipal. As provas desta fase são realizadas de modo

descentralizado, e com inteira autonomia das escolas, podendo apresentar modelos e estruturas diferentes entre si.

3.2. Fase Municipal:

· Cabe à Biblioteca Municipal de Torres Vedras organizar o evento e realizar as provas dirigidas aos alunos vencedores deste momento. Esta fase decorrerá de forma presencial. 

· Na fase municipal, os finalistas apurados na prova da fase escolar, irão realizar uma Prova Oral de Palco, com a duração de 3 minutos, que consiste no seguinte:

· Provas orais:

a) Leitura expressiva de um texto, tendo por base a temática da Liberdade;

b) Apresentação e argumentação sobre o texto escolhido. 

· Critérios da Prova Oral de Palco:

- Fluência leitora (dicção, expressividade, ritmo e pontuação);

- Capacidade discursiva (fluência, articulação, coerência e projeção de voz);

- Capacidade argumentativa;

- Variedade E riqueza vocabular.

· Os alunos devem selecionar previamente um excerto de um livro, à sua escolha, versando a temática acima referida, em língua portuguesa ou traduzido, a apresentar na prova oral de palco.

O excerto da obra literária deverá ter no mínimo 20 linhas/versos. O aluno deverá trazer o livro escolhido para a prova. 

· O Júri:

- A Biblioteca Municipal, em articulação com a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), nomeará um júri, a quem cabe apurar os vencedores de cada nível de ensino: 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

- O júri será constituído por 3 elementos, deverá ser presidido por um convidado de reconhecido mérito cultural, e incluirá representantes dos parceiros a nível local, preferencialmente que não tenham participado na fase anterior do concurso.

- O júri reserva-se o direito de intervir em quaisquer questões relativas à forma e correção das

provas, à supressão/modificação de tais provas e sobre matérias omissas nas normas de participação. 

4.CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

4.1 Número de vencedores apurados:

- até 2 alunos apurados, na fase escolar, em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário).

- até 3 vencedores, na fase municipal, em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário).

4.2 Apuramento de resultados:

As escolas devem indicar os alunos apurados e os livros lidos, na fase escolar, no formulário

disponibilizado para o efeito, de modo a permitir uma comunicação eficaz ao longo do concurso.

4.3 Documentos a apresentar:

Todos os candidatos à participação no CMLTV, menores de idade, devem apresentar, na escola de origem, a declaração de consentimento dos respetivos encarregados de educação, disponibilizado pela Biblioteca Municipal.

4.4 Realização das provas:

A prova oral de palco da fase municipal irá ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho, no seguinte horário:

». Às 10h00 para os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico;

». Às 14h00 para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

5.PRÉMIOS

• Os prémios a atribuir aos vencedores da fase escolar são da responsabilidade dos organizadores.

• Os prémios a atribuir aos vencedores da fase municipal, em cada um dos níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), são da responsabilidade da Câmara Municipal/Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

• Todos os participantes da fase municipal recebem certificados e lembranças de participação.

6.CALENDARIZAÇÃO

 

 

7 de dezembro 2023

Anúncio de abertura | Divulgação das Normas de Participação da 1.ª edição do CMLTV - 2023|24 para os ensinos básico e

secundário, da rede pública e privada.

 

 

7 de dezembro a 5 de fevereiro 2024

 

Provas da Fase Escolar, cabendo às escolas a calendarização das provas.

 

 

 

6 a 16 de fevereiro de 2024

Registo dos alunos apurados nas escolas/ agrupamento de escolas, através de formulário disponibilizado para o efeito, para

a Fase Municipal;

 

 

 

17 de fevereiro de 2024

 

Divulgação das escolas e agrupamentos de escolas inscritos e das obras lidas na Fase Escolar no Portal da Rede Bibliotecas e Centros de Documentação De Torres Vedras

 

12 de março de 2024

 

Prova Oral de Palco – Fase Municipal

 

 

 

13 de março de 2024

 

Divulgação, no Portal da Rede Bibliotecas e Centros de Documentação De Torres Vedras, do nome dos alunos vencedores na Fase Municipal.

 

voltar ao topo ↑