Torres Vedras

Editais Câmara Municipal

Edital N.º 189/2022 - Aviso aos proprietários, arrendatários, usufrutuários - Execução de faixa de gestão de combustível de 2023 a cargo da E-Redes

Download do edital original

EDITAL nº. 189/2022

AVISO AOS PROPRIETÁRIOS, ARRENDATÁRIOS, USUFRUTUÁRIOS

EXECUÇÃO DE FAIXA DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL DE 2023 a CARGO DA E-REDES

LAURA MARIA JESUS RODRIGUES, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras TORNA PÚBLICO que, em cumprimento do disposto no nº. 4, do artº. 49, do Decreto-Lei nº 82/2021, de 13 de outubro, na sua atual redação, e no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, e do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios – PMDFCI – do concelho de Torres Vedras, a E-REDES – Distribuição de Eletricidades, SA, irá na qualidade de entidade gestora das redes de distribuição de energia elétrica média e alta tensão e responsável pela execução das inerentes obrigações de gestão de combustível, promover ações de gestão do combustível necessárias à execução da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível (“RSFGC”) na envolvente das linhas de distribuição de energia elétrica de Alta e Média Tensão abrangidas pelo mencionado PMDFCI, nas freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, Silveira, S. Pedro da Cadeira, Campelos e Outeiro da cabeça, Ramalhal, S. Maria, S. Pedro e Matacães, Turcifal, Freiria e Ventosa.

Assim, e em cumprimento ao referido diploma, TORNA AINDA PÚBLICO que as ações de gestão de combustível serão efetuados na faixa correspondente à projeção vertical dos cabos condutores exteriores acrescidos de uma faixa de largura não inferior a 10 ou 7 metros para cada um dos lados, consoante se trata de linhas de Alta ou Média Tensão. (conforme consta no mapa anexo do presente Edital e que dele faz parte integrante).

MAIS TORNA PUBLICO que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título detenham terrenos florestais inseridos nos espaços florestais definidos no PMDFCI, deverão conceder os necessários acessos, bem como poderão acompanhar os trabalhos e proceder à recolha do material lenhoso com valor comercial resultante da operação de gestão de combustível, no prazo máximo de 7 dias após a conclusão dos trabalhos. Caso os materiais resultantes das ações promovidas pela E-REDES Distribuição Eletricidade, S.A., não sejam recolhidos dentro do prazo referido pelos proprietários, o mesmo poderá ser removido e apropriado pela entidade responsável pela gestão do combustível. Os sobrantes resultantes da das intervenções, serão destroçados no local e depositados fora da RSFGC.

AINDA TORNA PÚBLICO que, caso pretendam efetuar a gestão de combustível ou a remoção dos materiais sobrantes e/ou pretendam mais informações detalhadas dos locais e datas das intervenções poderá ser obtida, no horário normal de funcionamento, pelas seguintes entidades:

 

Entidade responsável pela infraestrutura

                 (E-REDES, SA)

 Entidade Prestadora de Serviços

               (PERENE, SA)

 

Município de Torres Vedras

(Gabinete Técnico Florestal)

contactos:

telef. 936830099

dgv.geral@e-redes.pt

telef. 218551534

perene@perene.pt

 

gtf@cm-tvedras.pt

 FINALMENTE TORNA PUBLICO que em caso de oposição à execução dos trabalhos de gestão de combustível objeto do presente Edital, serão desencadeados os procedimentos a que se refere o artº. 57º, do Decreto-lei nº. 82/2021, de 13 de outubro, na sua atual redação e a execução desses trabalhos será exigível ao proprietário, sem prejuízo da contraordenação a que haja lugar. Prevê-se que as operações de gestão de combustível nas referidas faixas tenham início no corrente mês de dezembro de 2022.

PARA CONSTAR e devidos efeitos, se publica o presente Edital e outros de igual teor, que vão ser afixados no átrio do edifício Multisserviços desta Câmara Municipal e nos lugares de estilo.

Torres Vedras, 5 de dezembro de 2022

A Presidente da Câmara Municipal 

Laura Maria Jesus Rodrigues

voltar ao topo ↑